quinta, 25 de abril de 2024

Restauração da Usina Velha em Dourados volta a ser debatida em audiência

13 setembro 2012 - 00h00Por Fonte: Dourados News
Aconteceu na tarde desta quarta-feira (12) uma audiência com o procurador da justiça Ricardo Rotunno, juntamente com representantes da Academia Douradense de Letras - ADL, Comitê de Defesa Popular, da ACED, e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, para um levantamento sobre o andamento do processo de preservação das ruínas da Usina Filinto Müller, mais conhecida como Usina Velha de Dourados.

Em junho deste ano o Ministério Público Estadual entrou com um pedido na justiça, obrigando o município a realizar a restauração da usina, mas o juiz José Domingues Filho, negou a ação cívil pública, alegando que há um projeto apresentado em audiência pública em 2005 na Câmara de Vereadores e por conta disto, não se pode obrigar o poder público a promover esses tipos de gastos.

USINA VELHA

A usina foi tombada como patrimônio histórico cultural em 1991, com intuito de ser um local de lazer, arte e cultura para o município, além de abrigar o ‘Museu Histórico de Dourados’.

A usina termoelétrica “Senador Filinto Muller” foi construída em 1943 e veio a funcionar, de fato, em 1949, depois do extinto território de Ponta Porã. Último marco histórico de Dourados foi construído para gerar energia elétrica, sendo desativada em 1951.

Em 2005, a prefeitura e a Fundação de Cultura chegaram a anunciar a revitalização, que seria feita com recursos de um fundo de cultura do Banco do Brasil. Na época, o valor destinado para a obra seria de R$ 500 mil, porém a usina não passou até hoje por nenhuma alteração em sua estrutura arquitetônica.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue