sexta, 26 de abril de 2024
INTERNACIONAL

Russos vão às urnas neste domingo; oito candidados disputam o 1º turno

Com 11 fusos horários no país, votação deve levar 21 horas para ser concluída

18 março 2018 - 12h50Por G1

A Rússia realiza o primeiro turno das eleições presidenciais neste domingo (18), tendo oito candidatos disputando o pleito, sendo que Vladimir Putin - no poder desde 1999 - é cotado como favorito -- as pesquisas apontam que ele tem cerca de 70% das intenções de votos.

A data também é simbólica e favorável a Putin, já que é o quarto aniversário da retomada da Crimeia pelo país. Se acontecer um inesperado segundo turno, ele será em três semanas, no dia 8 de abril.

A votação no país é não obrigatória e mista para os 110 milhões de russos convocados -- há voto eletrônico em alguns lugares, mas se mantém o papel durante a contagem. São mais de 97.000 colégios eleitorais na Rússia e outros 400 em 145 países. Essa é a primeira vez que a 'geração Putin' vai às urnas.

Favorito na eleição, o presidente Putin escolheu a seção eleitoral aberta na sede da Academia das Ciências da Rússia, na movimentada Avenida Lenin de Moscou, para depositar seu voto durante a manhã. Ao ser perguntado pelos jornalistas pelo resultado que gostaria obter das urnas, Putin respondeu que se conformará com 'qualquer um que obtenha o direito de ser presidente.'

Com os 11 fusos horários dentro do país, o pleito deve levar 21 horas para ser concluído. A votação começou às 17h de ontem (17), no horário de Brasília com a abertura dos colégios eleitorais em Kamtchatka, Tchukotka e Magadan, regiões mais orientais do país.

O encerramento está previsto para às 14h deste domingo (18), com o fechamento das urnas em Kaliningrado.

Putin deve garantir mais seis anos de mandato, a começar pelo fato de que seu maior opositor, Alexei Navalny, foi proibido de concorrer às eleições em dezembro do ano passado. De acordo com as pesquisas, o segundo candidato com maior número de intenções de votos é Pavel Grudinin, com aproximadamente 6%.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue