Menu
Busca quarta, 08 de julho de 2020
EDUCAÇÃO

SED cria página para transmissão das aulas em tempo real pela internet

28 maio 2020 - 12h30Por Portal do MS

Na última segunda-feira, dia 25 de maio, os estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE) passaram a contar com a transmissão de aulas veiculadas pela TV Aberta, por meio do sinal digital da Rede MS Integração de Rádio e TV. Agora, outra importante ferramenta está à disposição dos estudantes de todo o Estado, com a criação de uma página no site da Secretaria de Estado de Educação (SED), com as aulas transmitidas em tempo real.

Para assistir as aulas, agora pelo computador, celular ou tablet, basta acessar a página da SED e clicar no banner “Aulas TV Aberta”. Neste espaço, os internautas contarão com informações sobre as transmissões, quadro de programação e com as janelas dos dois canais que exibem os conteúdos em tempo real, de acordo com a grade pré-determinada.

A novidade – pioneira no País – foi colocada em prática com o objetivo de ampliar, ainda mais, o alcance das aulas voltadas aos estudantes da Rede Estadual e que também fica à disposição das redes municipais e privadas de todo o Mato Grosso do Sul, tendo em vista o trabalho em Regime de Colaboração, implantado no Estado desde o início da atual gestão, e que já possibilitou avanços significativos, como a construção do Referencial Curricular de MS.

Vamos Aprender

Fruto de uma Iniciativa desenvolvida pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho e Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), as aulas fazem parte do “Vamos Aprender”, projeto que trabalha para mitigar os impactos da pandemia na educação e oferecer aos estudantes das redes públicas de ensino alternativas de aprendizagem não presencial.

As atividades, veiculadas na Tv Aberta e agora também pela internet, contam com a parceria de conteúdo produzido com várias instituições de aprendizagem remota, como Futura, Khan Academy, MultiRio e TV Escola.

Trabalho da Rede

Nas próximas semanas, os estudantes de Mato Grosso do Sul também passarão a contar com aulas gravadas por professores da Rede Estadual, produzidas pela equipe da SED. Para isso, a pasta iniciou uma minuciosa seleção de profissionais – cadastrados para o trabalho voluntário – e que passarão a gravar as aulas para complementar os materiais já disponibilizados nos dois canais abertos nesta primeira semana.

Vale salientar que toda a programação, desde entrevistas, comunicados e atividades em geral, estão adaptadas para os estudantes da Educação Especial e contam com a interpretação de profissionais da SED especializados na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Ampliação do alcance

Os alunos da REE também contarão – nas próximas semanas – com a exibição dos materiais de estudo pela TV Educativa. A grade de programação será a mesma adotada desde o início da semana e atenderá – inicialmente – os estudantes de Campo Grande e Dourados, que contam com a recepção do sinal digital da emissora.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE
Polícia Militar Ambiental e Bombeiros resgatam anta de piscina em chácara próxima ao aeroporto Santa Maria pela terceira vez
NOTÍCIAS
Confissão de dívida é considerada prova de culpa em acidente de trânsito
MIRANDA
Pedreiro mata ‘filha’ de 2 meses ao descobrir que pai biológico seria o irmão, diz polícia
POLÍTICA
Maia quer votar projeto que regulamenta Fundeb na próxima semana