sexta, 26 de abril de 2024
APÓS PROTESTOS

Paraguai libera comércio delivery na fronteira com Brasil com entregas só pela cerca que 'fecha' o país

Entrada de turistas no país vizinho continua proibida. Tudo por conta da pandemia de covid-19.

21 julho 2020 - 13h00Por G1MS

O Paraguai liberou nesta terça-feira (21) o comércio delivery na fronteira com o Brasil. A partir de agora, comerciantes de Pedro Juan Caballero poderão vender as mercadorias a brasileiros pela internet ou telefone e entregá-las pela cerca de arame farpado colocado pelo Exército paraguaio na linha internacional. A entrada de pessoas naquele país continua proibida.

Para a entrega das mercadorias, a Câmara Lojista de Pedro Juan instalou tendas em pontos específicos do lado paraguaio da avenida que divide a cidade da brasileira Ponta Porã.

Em meados de março, o Paraguai fechou as fronteiras e todo o comércio. Depois, permitiu as vendas pela cerca. No entanto, voltou a proibir devido ao aumento de casos de contaminados pelo novo coronavírus no Brasil.

Segundo a Câmara Lojista de Pedro Juan, 70% das lojas faliram e cinco mil pessoas ficaram desempregadas. É que a economia da cidade era em muito movimentada pelo turismo de comércio.

Com a abertura gradual do comércio somente para paraguaios, houve os protestos e então agora o governo voltou a permitir a modalidade delivery.

Fronteira fechada

O Exército paraguaio faz fiscalização na linha internacional e colocou arame farpado. Valas foram abertas, barricadas com pneus, tambores e madeiras foram feitas. Tudo para impedir o vai e vem que até então era feito livremente.

O Paraguai é um dos países com menos casos de covid-19 no mundo. Nesta terça-feira havia 3.748 e 33 mortes.

Tenda montada no lado paraguaio da fronteira, na cerca que impede o trânsito entre os dois países  Foto: Martim Andrada/TV Morena

Tenda montada no lado paraguaio da fronteira, na cerca que impede o trânsito entre os dois países — Foto: Martim Andrada/TV Morena

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue