sexta, 26 de abril de 2024
CORUMBÁ

Acidente de trem que matou professora em MS será tratado como homicídio culposo

06 dezembro 2019 - 15h30Por MídiaMax

Será tratada inicialmente como homicídio culposo a morte da professora Elida Aparecida Campos, de 44 anos, que morreu após ser atingida durante o descarrilamento de 6 pranchas de um trem que transportava aço em Corumbá, a 444 km de Campo Grande.

A informação foi confirmada pelo delegado de polícia responsável pela investigação, William Rodrigues de Oliveira Junior, que também destacou que as investigações deverão apurar o que causou o desengate das pranchas – se foi uma falha humana ou mecânica

Oliveira pontou que esta conclusão, necessária para o seguimento do inquérito, somente será possível após a chegada dos laudos periciais – foram periciados tanto o pátio onde foram feitos os carregamentos, quanto o trecho da linha férrea onde o descarrilamento ocorreu. O laudo necroscópico no corpo de Élida também foi realizado.

O delegado também já descartou que o caso se enquadre em “Perigo de Desastre Ferroviário” e acrescentou que a Polícia Civil já tem conhecimento dos responsáveis pela operação das máquinas no ato do acidente. “Estas pessoas já foram identificadas e já vamos realizar as oitivas”, destacou.

A princípio, a ação penal originada das investigações deverá correr no âmbito da Justiça Estadual, o que também dependerá de quem for considerado responsável pela morte de Élida. Desta forma, é possível, sim, haver federalização do julgamento, caso o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) decline da competência. “É uma decisão que não fica a cargo da Polícia Civil”, pontuou.

O acidente
O acidente que culminou na morte de Élida ocorreu na quarta-feira (4), após uma das pranchas (vagões) do trem, que já estava carregada, desengatar na máquina que fazia manobras para carregamento. A prancha pegou velocidade e saiu desgovernada, atingindo o veículo onde estava a vítima, no cruzamento com linha férrea com a Avenida Gaturama com a Rui Barbosa, no Bairro Centro América.

Após a utilização de um desencarcerador, Élida foi levada inconsciente e foi internada em estado grave na Santa Casa da cidade. Com uma severa hemorragia interna, Elida morreu no CTI (Centro de Terapia Intensiva), na noite da quarta-feira.

Em nota, após o acidente, a concessionária Rumo Logística (antiga ALL) afirmou que o maquinário em questão pertence à empresa Ferrovia Oriental (FO) da Bolívia, que as pranchas não estavam atreladas a nenhum trem da Concessionária e que elas “correram do terminal de transbordo de terceiros”.

MPF apura responsabilidade
Pouco antes do acidente, o MPF (Ministério Público Federal) ajuizou ação civil pública contra a concessionária e contra órgãos públicos responsáveis pela antiga malha ferroviária que corta MS.

O MPF cobra da empresa Rumo Logística e de órgãos públicos federais a manutenção e fiscalização das ferrovias existentes em Mato Grosso do Sul, atualmente encontradas em sua maioria “em estado de abandono e de degradação”, conforme consta no documento.

Ao todo, são 38 prédios citados na ação, muitos dos quais constituem parte do acervo histórico e cultural do Estado e se encontram degradados e abandonados, tanto pela ação do homem como pela da natureza.

Na ação, o Ministério Público pede que a Rumo, antiga ALL (América Latina Logística), cumpra seu dever de conservar a via férrea e suas dependências, bem como execute medidas de conservação e manutenção das áreas internas e externas das antigas estações.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue