Menu
Busca terça, 19 de janeiro de 2021
YARIS-HB DOURAMOTORS - JANEIRO 2021
REGIÃO

Empresa é autuada por lançar efluentes de fecularia poluindo solo em matas ciliares e água

11 janeiro 2021 - 16h00Por PMMS

Policiais Militares Ambientais de Naviraí realizaram fiscalização no município e verificaram que uma empresa de fecularia, localizada a 5 km da cidade, estava causando poluição em um córrego e no rio Amambai. A vistoria realizada desde o dia 9 e que foi concluída hoje (11) objetivou a realizar todos os levantamentos, inclusive, com uso de drone para identificação dos pontos de lançamento de efluentes e a caracterização da qualidade da água do córrego a jusante do local.

A PMA constatou o lançamento de efluentes (líquidos) de cor branca e forte odor no córrego Cumandaí, saindo por um cano da área de indústria da empresa e sendo lançado em uma vala na área de preservação permanente (APP) de matas ciliares do córrego, deixando o solo brejoso e esbranquiçado até ser lançado no córrego, cuja a água fica com espumas brancas na superfície em virtude do efluente recebido.

Efluentes chegando ao córrego.

Água do córrego com espuma na superfície, devido o efluente.

Os Policiais Militares percorreram a pé o percurso dos rejeitos, pelo córrego e também pela margem do curso d´água e perceberam que depois do brejo que recebia efluentes inicialmente, a água altera a coloração para a cor verde (devido a formação de algas, em razão da carga orgânica recebida). Em período chuvoso, como o atual, a água com os efluentes da fecularia desce pelo córrego Cumandaí até o rio Amambai.

Água esverdeada pela formação de algas, chegando ao rio Amambai.

A empresa foi autuada administrativamente e foi multada em R$ 20.000,00. Os responsáveis foram notificados a solucionar o problema de lançamento dos efluentes e limpar a área contaminada do solo em prazo de 10 dias. Os responsáveis poderão responder por crime de poluição, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
ANP regulamenta indicação de áreas para exploração de petróleo e gás
Resolução foi publicada hoje no Diário Oficial da União
MS
Resultado preliminar da seleção de profissionais de saúde é divulgado
SAÚDE
MS ultrapassa a marca de 2,7 mil mortes e 152 mil casos confirmados de coronavírus
INTERNACIONAL
China enfrenta pior surto de covid-19 desde março de 2020