sexta, 26 de abril de 2024
CONTRABANDO E CRIME AMBIENTAL

Goiano é autuado pela PMA e preso por Policiais Militares com agrotóxicos do Paraguai

25 janeiro 2021 - 17h45Por PM-MS

Policiais Militares Ambientais de Mundo Novo tomaram conhecimento sobre a apreensão de 160 kg de agrotóxicos da marca Tiametoxam realizada por uma equipe da Polícia Militar de Eldorado, na rodovia BR 163, no perímetro urbano desta cidade e autuaram administrativamente (multa) hoje (25), o homem de 46 anos responsável pela carga dos produtos perigosos contrabandeados do Paraguai.

O infrator, residente em Formosa (GO), havia sido preso no dia 21, em um veículo Fiat Linea, com o porta-malas carregado com os agrotóxicos contrabandeados. O homem afirmou que tinha pego o produto perigoso na cidade de Sete Quedas e levaria para Naviraí. No ano passado (2020), no dia 30 de março, o mesmo infrator tinha sido autuado pela Polícia Militar Ambiental de Naviraí em um veículo VW Saveiro com 150 km de agrotóxicos também contrabandeados. Na época ele foi autuado em R$ 17.000,00. Aparentemente este tipo de contrabando é o trabalho do criminoso, que diz que tem a profissão de agricultor.

A PMA efetuou um auto de infração administrativo e aplicou multa de R$ 19.200,00 contra o infrator. O Imasul efetuará o julgamento da multa, depois da defesa do autuado. Além do crime de contrabando, o infrator também responderá por crime ambiental, previsto pelo artigo 56 da Lei 9.605/1998 que diz: produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos.  A pena é de um a quatro anos de reclusão, só pelo crime ambiental.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue