sexta, 26 de abril de 2024
POLÍCIA AMBIENTAL

Pescador pula no rio e nada até a margem ao ser flagrado em MS

31 dezembro 2019 - 16h00Por Da Redação

Um homem foi flagrado pela PMA (Polícia Militar Ambiental) às 20h30 de segunda-feira (30) pescando com rede no Rio Taquari em pleno período de piracema. Quando avistou os policiais, porém, ele pulou do barco, nadou até a margem e conseguiu fugir pela mata em meio à escuridão.

As autoridades detalham que duas equipes atuavam em fiscalização preventiva, monitorando cardumes e cortando anzóis de galho (petrechos proibidos) que estavam armados no rio.

Uma das equipes descia com o motor desligado e em uma região conhecida como “Rebojo” quando surpreendeu o pescador que estava em uma canoa armando o petrecho ilegal.

Quando os policiais ligaram o motor para a abordagem, o pescador percebeu que era a PMA e pulou no rio, nadando para a margem e adentrou em uma mata, abandonando a rede e a canoa que utilizava na pescaria criminosa.

Apesar de diligência, devido à escuridão e a mata ser muito fechada, o pescador não foi localizado. A tarrafa e a canoa foram apreendidas e felizmente ele iniciava a pescaria ilegal e ainda não havia capturado nenhum pescado. Nos dois rios, as equipes ainda retiraram e apreenderam 81 anzóis de galho, petrechos proibidos, mesmo com pesca aberta, que estavam armados nos rios.

A PMA informou que tentará identificar o pescador pelas características da canoa. Se identificado, ele responderá por crime ambiental de pesca predatória. A pena para este crime é de um a três anos de detenção. Há também previsão de multa administrativa de R$ 700,00 a R$ 100.000,00.

Além disso, equipes continuarão se revezando em fiscalização preventiva, fundamental para evitar a depredação dos cardumes, especialmente com uso desses tipos de petrechos ilegais que possuem alto poder de captura, neste período crítico de piracema. Esse trabalho é importante, mesmo que em algumas vezes os infratores consigam fugir, pois em princípio, inibem que alguns vão pescar no período de defeso, e também, para retirar petrechos ilegais que são verdadeiras armadilhas de depredação dos cardumes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LEI

Publicado reajuste remuneratório dos servidores do Poder Legislativo

ECONOMIA

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência