sexta, 26 de abril de 2024

PMA encontra 2ª jaguatirica morta em duas semanas

PMA encontra 2ª jaguatirica morta em duas semanas

10 dezembro 2015 - 07h45Por PMA
Em quase todas as rodovias de Mato Grosso do Sul tem ocorrido um alto índice de atropelamentos de animais silvestres. Na manhã desta quarta (9), na BR-267, policiais militares ambientais de Jardim recolheram uma Jaguatirica, que fora atropelada e morta, a 15 km da cidade. As condições do animal indicavam que o bicho teria sido atropelado pela madrugada.

O animal será recolhido para Campo Grande e será taxidermizado, empalhado para ser utilizado em trabalhos de Educação Ambiental, em uma oficina denominada museu de fauna.

O trabalho é desenvolvido da seguinte forma: durante a visitação ao museu (estande), o policial ambiental, ou criança do Projeto Florentina, ministra palestra sobre os problemas relativos à fauna, tais como: tráfico, caça, pesca predatória, entre outros.

Disserta também sobre a cadeia alimentar, a origem de cada animal que ali está, assim como a importância da conservação de cada um em seu habitat para manter o equilíbrio ecológico como: controle de pragas, doenças causadas pela ingestão da carne desses animais e dos riscos do contato em cativeiro, especialmente de doenças, visto que 75% das doenças inseridas nas populações humanas são de origem zoonótica.

A função principal do museu, mostrando os animais taxidermizados é discutir os problemas que os levaram a estarem mortos ali e não natureza. Discutir o papel da fauna no equilíbrio das populações faunísticas, na dispersão da flora, bem como os problemas ambientais e econômicos das invasões e introduções de espécies, que são a segunda causa de extinção de espécies. Também o conhecimento da fauna é um fator importante para a audiência.

OUTRO CASO

No dia 25 do mês passado, Policiais Militares Ambientais de Bataguassu, que se deslocavam para Campo Grande recolheram uma Jaguatirica, que fora atropelada e morta, a 20 km da Capital. Este animal já foi taxidermizado (empalhado) para uso nos trabalhos de Educação Ambiental, em um Curso de Taxidermia e Educação Ambiental, envolvendo Policiais Ambientais de sete Estados, que está ocorrendo desde o dia 2, e vai até 13 de dezembro, na Fazenda Green Farm CO2 Free, no município de Itaquiraí.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha

POLÍTICA

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

EDUCAÇÃO

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje

SAÚDE

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças