sexta, 26 de abril de 2024
PONTA PORÃ

Polícia Militar encaminhou à Receita Federal produtos de origem estrangeira apreendidos

12 janeiro 2021 - 13h30Por PM-MS

Na manhã desta terça-feira (12/01), Policiais Militares do Distrito de Nova Itamarati/4ºBPM realizaram a apresentação dos produtos de origem estrangeira apreendidos no decorrer dos últimos dias. 

Todas as mercadorias apreendidas foram enquadradas nos crimes de contrabando ou descaminho, previstos no Artigo 334 do Código Penal e, embora eles estejam no mesmo artigo, são crimes distintos e quase sempre confundidos. Contrabando é a entrada ou saída de produto proibido ou que atente contra a saúde ou a moralidade. Já o descaminho trata-se da entrada ou saída de produtos permitidos, mas sem passar pelos trâmites burocráticos-tributários devidos.

Com a combinação de altos lucros e penalidades relativamente baixas em comparação a outros crimes, o contrabando ou descaminho tem se tornado um meio atraente de fazer dinheiro. Tanto para pessoas comuns, como também para organizações criminosas. E isso tem elevado consideravelmente a prática desse tipo de crime e, consequentemente, o volume de apreensões pelos órgãos de segurança.

Devido a esse fato, a Polícia Militar, através de um convênio firmado com a Receita Federal em Ponta Porã ajustou os trâmites de entrega das mercadorias apreendidas o que é feito de forma prévia e organizada mediante agendamento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue