sexta, 26 de abril de 2024

Sistema descobre desvio de energia e identifica fraude em escola

Sistema descobre desvio de energia e identifica fraude em escola

24 maio 2012 - 18h35Por Dourados Agora
Este foi o cenário revelado em Nova Andradina logo depois das inspeções no município da região sul do Estado, que tem um dos maiores índices de desvio de energia elétrica. O prejuízo anual decorrente das fraudes e ligações clandestinas na cidade chega à casa de R $ 12 milhões, o equivalente a dez por cento do que é contabilizado em toda a área de concessão da Enersul.

A Operação realizada da semana para cá em Nova Andradina já descobriu, pelo menos, uma irregularidade a cada três unidades consumidoras vistoriadas. As fraudes envolveram 49 estabelecimentos, entre eles supermercados, postos de combustíveis, panificadoras, franquias de renome nacional e até uma escola. A fiscalização que contou com o trabalho de peritos da Polícia Civil levou 20 pessoas a prestar depoimento no Distrito Policial da cidade e 4 delas foram indiciadas judicialmente. O nome da escola não foi divulgado.

O furto de energia afeta toda a sociedade. Em nota oficial, o Departamento de Comunicação da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul destaca que, em razão dessas fraudes, “a fatura da energia elétrica dos consumidores é majorada em 7% em razão do rateio por conta dos desvios fraudulentos”, esclarece.

Para que a sociedade não pague pelas ações dos fraudadores, a Enersul tem investido cada vez mais nos equipamentos de detecção de desvio de energia. Um novo sistema, implantado nas suas subestações, permite detectar diferenças entre o volume de energia fornecido para uma determinada região e a quantidade de energia que lá é faturada. Constatada a diferença, as equipes de fiscalização são orientadas a inspecionar o exato local em que está havendo o desvio. Com isso, as equipes têm maior assertividade, num menor espaço de tempo.

O novo sistema de checagem à distância está implantado em 100% dos 73 municípios que compõem a área de concessão da Enersul. Graças a ele e ao empenho da Polícia Civil, a "Operação Curto-Circuito", tem apresentando grandes resultados. Por isso, o combate ao furto e à fraude prosseguirá. As próximas cidades já estão mapeadas e a estratégia de fiscalização concluida e, inclusive, contando com um importante aliado: a denúncia da comunidade local contra essa prática ilegal. As ligações podem ser feitas por meio do 0800 722 7272 da Enersul. A ligação é gratuita, inclusive para telefone celular.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue