sexta, 26 de abril de 2024
DOURADOS

Vereador afastado e preso, Idenor Machado deve ser solto ainda hoje

21 janeiro 2019 - 16h50Por Luiz Guilherme

O vereador afastado e preso desde a tarde de sexta-feira (18/1), em Dourados, Idenor Machado (PSDB), deve deixar o primeiro Distrito Policial ainda nesta segunda-feira (21/1). Segundo informações da imprensa local, o parlamentar conseguiu uma liminar em Habeas Corpus impetrado pelo advogado Felipe Azuma.

A ordem de soltura foi concedida agora há pouco pelo desembargador Paschoal Carmello Leandro, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Na decisão, o desembargador alega “da leitura atenta dos motivos e fundamentos consignados na inicial da ordem de habeas corpus e da análise dos documentos que instruem o presente, vislumbra-se, em tese, a ocorrência de possível usurpação de competência, uma vez que, estando a liberdade do paciente albergada por liminar concedida nesta Instância (TJ), não cabe ao juízo a quo decidir sobre eventual descumprimento das medidas cautelares deferidas, mesmo porque, ainda não houve o julgamento de mérito. Dessa forma, concedo a liminar pleiteada com a finalidade de revogar a prisão preventiva, determinando a expedição de alvará de soltura para restabelecer a liberdade do paciente na forma do status quo antes”.

O Habeas Corpus também foi assinado pelos advogados Alberi Rafael Dehn Ramos e Ewerton Araújo de Brito, combatendo o mandado de prisão expedido na sexta-feira pelo juiz substituto da 1ª Vara Criminal de Dourados, Alessandro Leite Pereira.

Operação

Em 5 de dezembro do ano passado, quando deflagrada a operação, além de Idenor, foram presos outros dois vereadores, Cirilo Ramão (MDB) e Pedro Pepa (DEM), além do ex-parlamentar, Dirceu Longhi (PT). 

As investigações apontavam para esquema de fraudes no processo licitatório da Casa envolvendo empresas de software. 

Os ex-servidores da Casa, Amilton Salinas e Alexandro de Oliveira de Souza e os empresários Denis da Maia, Jaison Coutinho, Franciele Aparecida Vasun e Karina Alves de Almeida, também foram alvos da ação.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue