sexta, 26 de abril de 2024
LAMA ASFÁLTICA

Ação penal contra Puccinelli irá para Justiça Estadual

31 maio 2019 - 09h18Por Da Redação com informações do Correio do Estado

A denúncia feita contra o ex-governador, André Puccinelli (MDB), referente ao recebimento de propina pela empresa JBS entre os anos de 2007 e 2015 e que o manteve preso por seis meses pode ter uma reviravolta.

Isso porque foi divulgado na quinta-feira (30), pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), o deferimento de um habeas corpus, em favor de João Baird, o ex-governador, André Puccinelli,  João Paulo Calves e André Puccinelli Júnior.

O desembargador federal, Paulo Fontes, relator do processo destaca que "uma leitura atenta da denúncia revela que não existe razão para que o caso seja conhecido e julgado pela Justiça Federal".  

O magistrado explica que a denúncia aponta planilhas que quantificavam justamente os benefícios obtidos pela referida empresa com as desonerações concedidas pelo governo do Estado, a partir do que se calculavam as vantagens indevidas a serem pagas. 

"Não constam na denúncia, elementos que configurem ofensa a bens, serviços ou interesses da União, de suas artaquias ou empresas públicas. Também não fica comprovada conexão entre esses fatos e outros apurados no bojo da operação Lama Asfáltica", acrescenta o relator. 

O relator destaca ainda que os autos não indicam com maior precisão, a ocorrência de crimes eleitorais, até porque o processo menciona em dado momento, o pagamento de proprina através de doações oficiais, caso em que não verificaria, em tese, crime eleitoral. 

"Sendo assim, os delitos em questão ofendem propriamente a administração pública do Estado de Mato Grosso do Sul, de maneira que se firma a competência do seu poder judiciário, para apreciar e julgar o feito", acrescenta. 

Ao final do relatório, ficou determinado que a ação penal será encaminhada para Justiça Estadual, para apreciação e julgamento. Também foi informado que o corréu, Ivanildo da Cunha Miranda, delator da denúncia apresentada, continuará a ser julgado pela Justiça Federal.

No total já foram solicitados nove pedidos de exceção de competência para a ação penal construída, a partir das denúncias obtidas na operação Lama Asfáltica. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha