sexta, 26 de abril de 2024
POLÍTICA

Bolsonaro mantém demarcação de terra indígena com a Agricultura

19 junho 2019 - 19h00Por Campo Grande News

A demarcação de terras indígenas voltou para o Ministério da Agricultura por meio de nova MP (Medida Provisória) do presidente Jair Bolsonaro (PSL). De acordo com o Estadão, o texto foi publicado na edição de hoje (dia 19) do Diário Oficial da União.

 

Conforme o jornal, lei sancionada anteriormente já estabelecia que a reforma agrária, a regularização fundiária de áreas rurais, a Amazônia Legal, as terras indígenas e as terras quilombolas são áreas de competência do Ministério da Agricultura. Mas a questão da demarcação só está formalizada na MP publicada nesta quarta-feira.

Logo que assumiu a presidência, Bolsonaro transferiu a demarcação de terras indígenas da Funai (Fundação Nacional do Índio) para o Ministério da Agricultura, atendendo a uma antiga aspiração dos ruralistas. O ministério é comandado por Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, que foi deputada federal por MS e presidia a FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária).

Contudo, após votação da primeira MP no Senado Federal, a demarcação de terra indígena voltou para a alçada da Funai. Neste cenário, a MP 886, publicada hoje, é uma reviravolta.

No mês passado, em visita a Dourados, o secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Luiz Nahban, afirmou que é inaceitável ter 144 fazendas invadidas em Mato Grosso do Sul e reclamou de distorção, que mostra o produtor rural como vilão.

O Estado tem 16 territórios em estudo, 4 delimitados e 9 áreas declaradas, o último processo antes da homologação. Na primeira mudança, os indígenas afirmaram temer que o Ministério da Agricultura “engavete” as demarcações.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha