sexta, 26 de abril de 2024
POLÍTICA

Legislativo poderá ter mais duas frentes parlamentares para defender direitos

07 março 2019 - 13h30Por Agência ALMS

Duas novas frentes parlamentares poderão ser criadas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, com a apresentação de requerimentos durante sessão plenária nesta quinta-feira (7/3). Atualmente cinco frentes estão ativas na Casa de Leis, com atuação oficializada em Diário Oficial – confira quais são aqui.

De iniciativa do deputado Renato Câmara (MDB), pode ser criada a Frente Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Epidemia: Dengue, Chikungunya e Zika, que tem por objetivo “discutir e acompanhar a execução de políticas públicas e privadas relacionadas ao combate do vetor transmissor das mencionadas doenças”.

De acordo com o requerimento, a frente será composta por deputados, órgãos, entidades, empresas e sociedade civil que por ventura tiverem interesse de participarem das discussões a serem realizadas. As três doenças são transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti – saiba mais aqui.

A outra proposição foi feita pelo deputado Cabo Almi (PT), para o retorno da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Alimentar e Nutricional, para debater e propor formas que garantam o direito de todos ao acesso regular e permanente de alimentos de qualidade, “em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base as práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam socialmente, economicamente e ambientalmente sustentáveis”.

Segundo justificativa, o Governo do Estado e os municípios têm a missão de atuarem de forma colaborativa, juntamente com a participação e o controle social, com o objetivo de integrar as diretrizes e políticas que garantam o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). “Portanto, ao instituir e dar continuidade às atividades dos anos anteriores nesta área temática reafirmamos o compromisso de estabelecer leis, decretos e, prioritariamente, o fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional”, confirmou Cabo Almi.

As frentes têm o objetivo de discutir, propor e ampliar projetos de interesse público em conjunto com entidades e a sociedade civil. As duas novas frentes deverão ser oficializadas em breve em publicação de Ato da Mesa Diretora no Diário do Legislativo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue