sexta, 26 de abril de 2024
POLÍTICA

Maia cita 'pânico' na sociedade e diz que Legislativo definirá plano de vacinação com ou sem governo

Para presidente da Câmara, 'ideal' seria o Executivo participar, mas é preciso ter rapidez na elaboração. STF julga no dia 17 se governo deve ou não apresentar plano em até 30 dias

07 dezembro 2020 - 18h00Por G1

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta segunda-feira (7) que a sociedade "entrará em pânico" se o Brasil não tiver um plano de vacinação contra a Covid-19 e que o Poder Legislativo definirá uma estratégia com ou sem a participação do governo.

Rodrigo Maia deu a declaração ao conceder uma entrevista coletiva ao chegar à Câmara. O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar no próximo dia 17 uma ação que discute se o governo deve ou não elaborar um plano de vacinação em até 30 dias.

"As pessoas vão começar a entrar em pânico, se o Brasil ficar para trás nessa questão de ter um plano, uma estratégia clara e objetiva. É bom que isso seja feito com o governo, eu disse já ao presidente Bolsonaro. Mas nós vamos avançar de qualquer jeito, até porque o Supremo também vai avançar. E acho que o melhor caminho é que se faça de maneira integrada entre Executivo, Legislativo e, depois, a decisão final do Supremo", afirmou.

De acordo com Maia, pesquisas que monitoram o comportamento da população brasileira nas redes sociais mostram "certo pânico" na sociedade em relação ao acesso à vacina.

Ainda segundo o presidente da Câmara, famílias e alta renda já cogitam viajar para tomar a vacina no exterior, em países que já têm previsão de vacinação.

"O ideal é que se organize isso em conjunto, que a gente tenha um plano para isso porque as pessoas [...] as pessoas vão começar e começaram já a entrar em um certo pânico, um pânico grande. As pessoas que têm renda já estão começando a ver para onde vão viajar para tomar a vacina", afirmou.

Ainda na entrevista desta segunda-feira, o presidente da Câmara disse ser "muito grave" que o Brasil não tenha uma estratégia traçada sobre como será a imunização da população.

"É muito grave que o Brasil não defina logo um plano, não resolva de forma definitiva qual é o caminho e como o governo vai trabalhar e também como é que vai orientar o setor privado a trabalhar em relação às vacinas", afirmou.

Segundo o presidente da Câmara, caso o governo não determine um calendário, o Legislativo deve tomar alguma medida ainda neste ano. "Junto com o governo é o ideal, mas, certamente, deve se tomar a iniciativa rápido", disse.

Uma lei aprovada em maio deste ano pelo Congresso estabelece prazo de 72 horas para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorize, de forma excepcional e temporária, a importação e a distribuição de medicamentos e insumos para o combate à Covid-19 que já tenham sido aprovados por algumas autoridades estrangeiras.

Maia disse que "em tese" essa lei poderia ser aplicada para antecipar a aprovação das vacinas por parte da agência.

Sucessão na Câmara

Neste domingo (6), o STF vetou a possibilidade de os presidentes da Câmara e do Senado se reelegerem para o comando das duas Casas.

Ao comentar a decisão, Maia afirmou que deve escolher nos próximos dias o candidato que vai apoiar para sucedê-lo.

O presidente da Câmara afirmou ainda que o grupo político integrado por ele trabalha desde setembro em uma aliança com os demais partidos, incluindo legendas da esquerda, e que pretende anunciar apoio a um candidato "o mais breve possível".

"Acho que o importante é que esse bloco, incluindo alguns partidos de esquerda, possa estar unido para que a gente possa ter candidato. O grande desafio é saber qual dos candidatos mantêm um bloco tão grande de pé até o dia da eleição", disse Maia.

Questionado sobre eventuais resistências de partidos da oposição em apoiar um nome desse bloco, Maia disse que a preocupação das legendas tem relação com a independência da Câmara e a pauta dos costumes proposta pelo Executivo, temas que têm convergência no bloco.

"O governo é que tem fixação no meu nome e trabalha para derrotar o meu candidato e trabalhava para derrotar essa possível candidatura. Como sempre eles veem fantasmas pelo Palácio do Planalto. Eles que tem candidatura própria. Minha candidatura é a favor da independência da Câmara”, afirmou.

"Espero que o Planalto deixe que deputados e deputadas decidam. Mas não parece que é o que vai acontecer. Acho que o que vai acontecer é que o governo vai interferir como já vem interferindo ao longo das últimas semanas nesse processo", disse Maia.

Regulamentação do Fundeb

Rodrigo Maia também afirmou que o projeto que regulamenta o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) deve ser aprovado nesta semana.

Promulgado em agosto pelo Congresso, o novo Fundeb entra em vigor em janeiro. Ainda é preciso definir regras de distribuição de recursos a estados e municípios, que precisam ser aprovadas pela Câmara e pelo Senado.

Segurança Pública

Mais cedo, em um evento promovido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o presidente da Câmara afirmou que a extinção do Ministério da Segurança Pública, no início do governo Bolsonaro, atrapalhou a coordenação de ações na área.

Sem citar o ex-juiz e ministro da Justiça Sergio Moro, Maia disse ainda que a nomeação de um ministro que tinha como prioridade o combate à corrupção e não a segurança também atrapalhou o avanço de ações integradas no setor.

"Acho que a extinção do Ministério de Segurança e a ida para o Ministério da Justiça, de um quadro que tinha como prioridade o combate a corrupção, nenhum problema disso, mas que tinha pouca relação com o tema da segurança pública e aproveitou pouco do que nós aprovamos no governo Michel [Temer], principalmente o SUSP, eu acho que nos tira a possibilidade de ter uma coordenação melhor do poder executivo e do poder Legislativo, para todas essas pautas que nós sabemos importantes”, declarou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue