sexta, 26 de abril de 2024

Marçal mantém luta contra o tabagismo

Marçal mantém luta contra o tabagismo

23 novembro 2011 - 15h50
Divulgação

Levantamentos realizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) causada, em sua maioria, pelo tabagismo, tem levado a morte cerca de 40 mil brasileiros, por ano. A doença causa problemas respiratórios graves que afetam diretamente a qualidade de vida dos pacientes. Em estágios mais avançados, a doença limita hábitos rotineiros como subir escadas, tomar banho e até falar, além de levar os pacientes a internações frequentes ocasionadas pelas crises de tosse, produção de catarro e falta de ar.

Foi pensando nisso que o deputado federal Marçal Filho, que preside a Frente Parlamentar de Controle ao Tabaco apresentou indicação sugerindo a inclusão do medicamento que libera a Dopamina no organismo, dando a sensação de prazer eliminando a vontade de fumar, na lista de produtos da Farmácia Popular, que ainda está em tramitação na Câmara Federal.

Outro argumento usado pelo deputado, para fazer a indicação foi a sobrecarrega dos hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), de todo o país, levando em conta que o tabaco é responsável direto por quase 50 doenças diferentes. “É uma questão muito séria, porque provoca prejuízo anual de mais de R$ 358 milhões ao SUS com internações e tratamentos de quimioterapia e radioterapia, mas essa realidade tende a mudar porque aos poucos a legislação está beneficiando o não fumante e aqueles que desejam abandonar o vício”, salientou o parlamentar.

Marçal explica que cada vez mais as doenças crônicas não transmissíveis, como a DPOC, o câncer, o diabetes e a hipertensão, tem se tornado foco de programas de saúde que visam barrar sua progressão. “Essa iniciativa é primordial, visto que as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) são a causa de 72% dos óbitos não violentos entre brasileiros com menos de 70 anos. Elas matam, anualmente, cerca de 36 milhões de pessoas no mundo, além de exercerem pressão econômica, nos sistemas público e privado de saúde”, ressaltou o parlamentar.

O deputado salienta que da frente parlamentar pretende estimular a participação da sociedade nas discussões sobre o tabaco e apresentar propostas para modificar a legislação relacionada ao tema. Uma delas é a distribuição do medicamento que ajuda os dependentes a pararem de fumar. “Pesquisas já comprovam a eficácia de medicamentos, no combate a dependência do cigarro, mas que tem custo muito elevado, o que dificulta o acesso ao tratamento, principalmente de pessoas de baixa renda”, disse o parlamentar ressaltando que durante muitos anos o tabagismo foi visto como um estilo de vida, mas que hoje é reconhecido pela ciência como uma doença causada pela dependência de uma droga: a nicotina.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue