sexta, 26 de abril de 2024

Ministério Público vai investigar denúncia de Bernal sobre abuso de poder de Puccinelli

29 agosto 2012 - 00h00Por Fonte: Midiamax
A investigação do Ministério Público Eleitoral sobre abuso de poder do governador André Puccinelli (PMDB), vai ser feita com base na denúncia da coligação A Força da Gente, do candidato Alcides Bernal (PP).

Protocolizada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) no dia 21 de agosto, a ação de Bernal pede a investigação de abuso de poder político e de autoridade contra Edson Giroto (PMDB), Dagoberto Nogueira Filho (PDT) e Puccinelli.

O advogado da coligação, Lenio Ben-Hur, disse que Giroto, Dagoberto e Puccinelli estão para ser citados, ou seja, comunicados formalmente que fazem parte do processo. A partir daí eles devem apresentar a defesa, que será avaliada pelo Ministério Público, antes da ação ir parar novamente nas mãos da juíza da 8ª zona eleitoral, Denize Dódero Rodrigues.

Como é crime eleitoral, o Ministério Público tem que atuar e se manifestar obrigatoriamente, tendo autonomia inclusive para pedir outras investigações sobre o caso. Ao fim da apuração, o órgão pode oferecer denúncia contra os envolvidos.

Em relação a Puccinelli, que tem foro privilegiado, o processo deverá ser encaminhado ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). Já no caso dos demais a Justiça local é quem vai fica responsável, uma vez que Giroto não está usando a prerrogativa de deputado federal e Dagoberto não tem mandato eletivo.

Arquivamento

Sobre o pedido de providência que foi arquivado, por determinação da juíza Denize Dódero Rodrigues, o argumento utilizado foi justamente o fato de já estar em andamento esse processo da coligação de Bernal. Os promotores Rogério Augusto Calábria e Érica Araújo Espíndola concordaram em manter apenas uma das investigações.

Segundo o advogado Lenio Ben-Hur, o quer acontece nesses casos, em que processo têm o mesmo objeto, é que o juiz da andamento apenas no primeiro que for pedido. “Então não faz sentido abrir um outro procedimento”, explicou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha