quinta, 25 de abril de 2024
POLÍTICA

TRF-1 mantém sentença inocentando Delcídio e Lula no caso Cerveró

02 julho 2019 - 09h30Por Dourados News, com informações do Campo Grande News

O ex-senador Delcídio do Amaral (PTC) teve a absolvição no episódio envolvendo o então diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, mantida pela Quarta Turma do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) nesta segunda-feira (1/7).  Além do ex-parlamentar, a medida se estendeu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O plenário da Corte rejeitou recurso do MPF (Ministério Público Federal) apresentado em julho de 2018 contra a absolvição, conforme informou a Revista Veja.

Em 2015, ambos foram acusados de tentar comprar o silêncio de Cerveró, que se tornara delator da Operação Lava Jato.

As conversas, conforme a acusação, teriam partido de determinação de Lula, que pretendia impedir Cerveró de se tornar delator na operação.

Delcídio, o pecuarista José Carlos Bumlai, o ex-advogado de Cerveró, Edson Ribeiro, o então chefe de gabinete do senador, Diogo Ferreira, e o banqueiro André Esteves estavam entre os acusados, ao lado do ex-presidente, de operar para evitar a colaboração do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, oferecendo R$ 50 mil mensais e influência no Judiciário em prol de sua liberdade.

Por conta da denúncia, Delcídio também chegou a ficar preso por 90 dias e fechou acordo de colaboração com a Lava Jato, sendo solto em fevereiro de 2016.

A sentença da 10ª Vara do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios), em Brasília, assinada pelo juiz Ricardo Leite, havia entendido não haver provas suficientes para manter as acusações, apontando ainda que os pagamentos foram solicitados por Bernardo e Nestor Cerveró de forma premeditada, de forma a preparar um flagrante e, depois, oferecer provas ao Ministério Público –fortalecendo a delação do ex-diretor da estatal.

O ex-senador ainda responde a outras denúncias decorrentes da Lava Jato.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue