Menu
Busca quinta, 28 de maio de 2020
Covid fase III
INTERNACIONAL

Trump anuncia a suspensão de sanções contra a Turquia

24 outubro 2019 - 09h15Por Agência Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, na quarta-feira (23), que determinou a suspensão de sanções aplicadas contra a Turquia. Segundo ele, a medida foi estabelecida depois que o governo turco prometeu que cumprirá um “cessar fogo” permanente ao longo da fronteira com a Síria, encerrando dessa forma a ofensiva turca na área depois que os Estados Unidos retiraram suas tropas da região.

Em um evento na sala de recepção diplomática da Casa Branca, Trump também defendeu a política externa atual dos Estados Unidos, afirmando que as tropas americanas foram retiradas de uma região onde elas não deveriam estar envolvidas.

De acordo com o presidente norte-americano, sua decisão de remover as forças americanas – embora criticada por políticos republicanos e democratas – foi fundamental para levar o acordo a bom termo.

Culpa

O presidente disse que os Estados Unidos assumem a culpa e o crédito pela decisão. "Esse foi um resultado criado por nós, Estados Unidos, e mais ninguém, nenhuma outra nação", afirmou. "Estamos dispostos a assumir a culpa e também a receber crédito; isso é algo que eles [os políticos] tentam fazer há muitas e muitas décadas", acrescentou.

Para o presidente Trump, a palavra “permanente” suscita questionamentos. "A palavra permanente naquela parte do mundo se assemelha a algo questionável", disse. Ele afirmou, porém, que se a Turquia não cumprir suas obrigações de proteger minorias étnicas e religiosas, as sanções serão reimpostas.

Retirada

Trump anunciou em 6 de outubro que as tropas dos EUA se retirariam do norte da Síria. Os legisladores o acusaram de abandonar as forças curdas, que eram aliadas-chave na luta dos EUA contra os grupos militantes islâmicos. A Turquia argumenta, por outro lado, que os combatentes curdos são terroristas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Covid-19: planos de saúde incluirão mais 6 exames na lista obrigatória
NOTÍCIAS
Comitê Gestor atua para melhorias na Justiça de Primeiro Grau
EDUCAÇÃO
SED cria página para transmissão das aulas em tempo real pela internet
COSTA RICA
Homem é suspeito de matar a facadas a ex e o atual namorado dela em MS