sexta, 26 de abril de 2024
Caarapó

Clima de tensão diminui, mas índios ainda controlam estrada à noite

28 junho 2016 - 07h30Por Dourados News
O clima de tensão nas propriedades rurais ocupadas por índios em Caarapó diminuiu, mas a situação ainda requer cuidado e policiamento para que não haja novos confrontos, segundo o comandante do 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente coronel Carlos Silva. Os índios passaram a deixar o tráfego livre na MS-280, que dá acesso a fazendas e aldeia, das 06h às 18h todos os dias.

Nesse período, a segurança é reforçada no local pelas polícias. No período da noite e madrugada, no entanto, os índios bloqueiam e continuam controlando quem entra e quem sai do local. "Nós permanecemos acompanhando a situação e negociando com os índios", explica o comandante.

Ele conta que o 3º BPM tem agido de perto, mantendo policiais no local. Também há agentes da Força Nacional trabalhando em conjunto para manter o policiamento na região, e atenção do Ministério Público ao que vem acontecendo no local.

Ainda há propriedades invadidas e a ação das forças de segurança é para que o problema não se agrave. "Nós continuamos no local, para garantir a segurança dos envolvidos e também para que não haja novos confrontos, para que o problema não aumente", afirma Silva.

O Caso

O conflito entre índios e produtores rurais, teria começado na noite do dia 12 deste mês em Caarapó, quando um funcionário da Fazenda Ivu – que fica próxima a aldeia Tey Kuê - teria afirmado ao proprietário rural que foi ameaçado por um índio ao tentar chegar à propriedade. Na manhã do dia seguinte, o dono da fazenda foi à Polícia Civil para registrar a ocorrência relatando este caso.

No dia 14, a tensão tomou conta do local e houve conflito. Esse resultou na morte do agente de saúde Clodioldo Adileu Rodrigues de Souza, 20, filho do vice capitão da aldeia e mais índios ficaram feridos. No período da tarde do mesmo dia, o confronto continuou, policiais foram sequestrados e liberados, e viaturas queimadas. Desde então, o local está tomado por forças de segurança. Ainda não se sabe a autoria de quaisquer dos crimes e as investigações ocorrem tanto pela Polícia Civil, quanto pela Polícia Federal.

Os índios reivindicam a área como sendo terra tradicional indígena e pedem agilidade na demarcação, já que existe estudo antropológico envolvendo o território.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue