sexta, 26 de abril de 2024
CAPITAL

Com foco na ressocialização, internos do Centro Penal da Gameleira concluem curso

15 março 2019 - 07h45Por Da Redação

Custodiados do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira (CPAIG), unidade masculina de regime semiaberto da Capital, concluíram o curso de “Formação e Aperfeiçoamento de Obreiros”. A qualificação foi oferecida através da parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Mato Grosso do Sul (Iead MS).

Promovido pelo Instituto Bíblico Alencarino, da Iead MS, o curso teve carga horária de 40 horas presenciais e 20 horas de aulas programadas, por meio de leitura e síntese de livro com entrega de relatório.

O objetivo foi formar e capacitar pessoas para expandir o atendimento espiritual e o Ministério Eclesiástico dentro das unidades penais.  Ao todo, 22 internos foram qualificados.

A solenidade de entrega dos certificados foi realizada no sábado (9/3), e contou com a participação da chefe da Divisão de Assistência Educacional da Agência Estadual e Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Rita de Cássia Argolo Fonseca, que representou a direção da instituição no evento. De acordo com ela, além do aprendizado, a participação no curso prevê remição na pena, conforme estabelecido na Lei de Execução Penal.

Segundo a coordenadora do curso, missionária Laudemira da Rosa Ferreira Silva, a capacitação proporcionou mais estímulo e valorização aos internos durante o processo de reintegração na sociedade, além de qualificá-los para a realização da obra de Deus.

O interno Jeferson Machado de Oliveira falou em nome dos participantes do curso durante a solenidade, destacando que a religião é essencial para a busca de um novo caminho. “Por isso, convido os colegas de curso a atuarem como multiplicadores da palavra de Deus e servirem de exemplo aos companheiros de cárcere”, afirmou o reeducando.

Todos os cursos profissionalizantes oferecidos a custodiados da Agepen são coordenados pela Diretoria de Assistência Penitenciária, por meio da Divisão de Assistência Educacional, que acompanha as ações de parceria, atuando junto às instituições e estabelecimentos penais no fornecimento de suporte às qualificações.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue