sexta, 19 de abril de 2024

Parceria entre Detran-MS e Bptran amplia o uso da tecnologia para atender a população

12 abril 2016 - 09h45Por Detran
A equipe de tecnologia do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) visando dar mais agilidade no processo de registro do boletim de ocorrência em casos de acidentes de trânsito, desenvolveu um "Software Aplicativo" para o registro dos boletins, que está em uso pelo Batalhão de Polícia Militar de Trânsito de Campo Grande.

O Sistema chamado de Seratran (Serviço de Acidentes de Trânsito) passou a ser um grande aliado dos policiais e da população. O aplicativo disponibiliza o lançamento da ocorrência direto no sistema, dispensando o uso do papel. Possibilitando também, a consulta de pessoas e placas de veículos, pois o sistema é interligado a um banco de dados do Detran-MS e Polícia Rodoviária Estadual.

"Antes, quando o boletim de ocorrência era feito manualmente, usávamos em média de 10 páginas, levando em consideração que o tempo para seu lançamento no sistema era de 25 dias. E para a retirada desse boletim impresso, o prazo era de 70 a 90 dias. Agora a vítima do acidente consegue retirar a sua cópia do B.O em até 48hs. Esse é o nosso maior avanço", afirma o Comandante Batalhão de Polícia Militar de Trânsito de Campo Grande, Tenente Coronel Renato Tolentino.

Segundo Tolentino, a informatização deu eficácia no tempo de registro da ocorrência. Antes do sistema, o policial gastava no mínimo 30 minutos para realizar o atendimento. "O aplicativo nos permite prestarmos um serviço mais ágil. Ele nos possibilita fecharmos as estatísticas de acidentes de trânsito mais rapidamente. Conseguimos traçar um perfil do condutor que se envolve em acidente de trânsito, sem precisar do uso de planilhas", conclui.

O Sistema Seratran será aperfeiçoado para atender a ocorrência do início ao fim. A próxima etapa a ser executa com seu auxilio, será o desenho da dinâmica do acidente, que envolve as medições do veículo na via, que ainda está sendo feita manualmente.

"A gestão do Detran-MS, vem priorizando um atendimento de qualidade ao cidadão. Estamos implantando a virtualização do órgão. A tecnologia possibilita que o atendimento seja mais ágil por envolver menos papel e ainda qualifica o registro. O Seratran só deixa o policial seguir adiante nas etapas do aplicativo, caso todos os itens estejam devidamente preenchidos. Essa parceria com a Bptran só tem um único objetivo, atender o cidadão com respeito, agilidade e dignidade", ressalta Gerson Claro diretor presidente do Detran-MS.

Outra novidade no atendimento da Bptran foi a disponibilização por parte do Detran-MS de um sistema de senhas para o atendimento. "Com o auxílio deste sistema de senhas o atendimento foi humanizado. Antes era normal nos depararmos nos corredores da Bptran, com pessoas acidentadas sem local propício de espera para retirar seu B.O. Hoje temos um local apropriado e um sistema que facilita a vida do usuário", destaca Tolentino.

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