Menu
Busca quinta, 29 de outubro de 2020

Em situação de emergência, Miranda, Aquidauana e Dois Irmãos do Buriti recebem ajuda do Estado

19 janeiro 2016 - 08h45Por Notícias MS
Miranda entrou nesta segunda-feira (19) em situação de emergência, aumentando para 29 os municípios que estão nesta condição devido às chuvas dos últimos dias no Estado. Miranda, juntamente com Aquidauana e Dois Irmãos do Buriti, recebeu a visita da governadora em exercício, Rose Modesto, que levou ajuda humanitária aos desabrigados, entregando kits de higiene, kits de limpeza, colchões e cestas básicas.

A governadora em exercício reconheceu o trabalho da Defesa Civil do Estado no atendimento às vítimas da chuva dos últimos dias, destacando que a antecipação na retirada evitou maiores riscos aos atingidos pelas enchentes. “A Defesa Civil não veste só o colete, mas veste a camisa para atender aos desabrigados”, enfatizou.

A governadora esteve no Sindicato Rural de Miranda, onde entregou ajuda para 68 desabrigados pela cheia no Rio Miranda. Além desses, 150 pessoas também estão desalojadas no município e acomodadas em casas de parentes. Entre os desabrigados que estão no Parque de Exposições, a dona de casa Cleonice Silva Cabral, de 32 anos, que saiu da casa onde já morava com o marido e dois filhos pequenos de favor. “A casa é da minha cunhada e isso (a enchente) já aconteceu antes. Ela também teve que sair de lá”, lamenta, contando perdas de imóveis e eletrodomésticos.

Em Aquidauana a entrega aconteceu na Escola Estadual Cândido Mariano. O município tem 121 pessoas desabrigadas e 274 desalojadas. Além desses, a Defesa Civil estima que mais 100 pessoas que não foram cadastradas possam estar sofrendo as consequências da enchente.

Entre as beneficiadas com os kits está a dona de casa Ivanilda Aparecida Ferreira Souza, de 34 anos, moradora do bairro Guanandi, um dos mais atingidos pela enchente em Aquidauana. Mãe de oito filhos, Ivanilda se mudou de Corumbá há três anos e conta que o marido está desempregado. “A água já baixou na minha casa, mas ainda tem muita lama. Vamos esperar pra voltar e limpar a casa. Estamos recebendo aqui na escola atendimento médico e odontológico”, justifica. Ao fazer a entrega, a governadora lembrou que a Caravana da Saúde estará no município no dia 19 de março e poderá atender às necessidades médicas dos desabrigados.

Acolhendo desabrigados, a Escola Estadual Nero Menezes de Avila, no distrito de Palmeiras, foi o local de entrega dos kits no município de Dois Irmãos do Buriti. O secretário da Casa Civil, Sérgio de Paul, acompanhou a governadora em exercício na visita aos municípios e na entrega da ajuda do Governo do Estado aos desabrigados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SERVIDOR
Governador anuncia promoção de 3,7 mil servidores civis e militares
ECONOMIA
Sancionada lei de incentivos fiscais para montadoras de veículos
POLÍTICA
Mourão diz que posição do governo não é por uma Constituinte
ECONOMIA
Governo pretende economizar R$ 97 milhões com licitação centralizada