quinta, 25 de abril de 2024

Estudo mostra que caiu desmatamento do Pantanal

Estudo mostra que caiu desmatamento do Pantanal

13 novembro 2015 - 08h45Por G1
No Dia Nacional do Pantanal, lembrado nesta quinta-feira (12), um estudo de organizações não governamentais como o WWF Brasil, mostra que o ritmo do desmatamento do bioma vem caindo nos últimos anos. Nesse período, 154 mil km² foram destruídos.

Esse número mostra que o percentual de áreas naturais do Pantanal continua maior que o cerrado. “No Pantanal, na área de planície, esse percentual é de 85,1% das áreas naturais, ou seja, 15% da área já foi alterada para diversos usos”, afirmou o pesquisar Júlio César Sampaio à TV Morena.

No planalto, há apenas 39,5% da cobertura vegetal ainda existe. A pecuária e a agricultura avançaram sobre o bioma, o que já causa impactos no ciclo das águas. “O Pantanal é extremamente dependente do ciclo das águas. Então, os impactos da ocupação são sentidos no Pantanal. Então a proteção das cabeceiras é uma ação extremamente importante para a conservação”, explicou Sampaio.

Águas

As planícies pantaneiras retêm as águas das chuvas e as que descem das cabeceiras dos rios. São 180 milhões de litros despejados em rios como o Paraguai e o Aquidauana.

Quando vem a cheia, o nível das baías permanentes se eleva, os rios transbordam, alagando os campos em volta. Esse é o chamado ciclo das águas do Pantanal, que transforma a paisagem do bioma e os animais são obrigados a buscar refúgio.

Bioma

O Pantanal é a maior área úmida continental do planeta, segundo o WWF. Sua área de mais de 170 mil km² ocupa o Paraguai, a Bolívia e os estados brasileiros de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A importância desse bioma é reconhecida não só pelo Brasil, mas pelo mundo. O Pantanal é considerado Patrimônio Nacional, como prevê a Constituição Federal. E em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) nomeou o bioma como “Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera”.

Ainda de acordo com o WWF, já foram registradas mais de 4,7 mil espécies no Pantanal, sendo a maioria formada por plantas. São 656 espécies de aves, 325 de peixes, 159 mamíferos, 98 répteis e 53 anfíbios. Um desses animais que se destacam entre os demais é o tuiuiú, considerado ave-símbolo do Pantanal.

Data

O Dia Nacional do Pantanal foi instituído em 2008 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, na época presidido pela então ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A data lembra a morte do ambientalista Francisco Ancelmo dos Santos, em Campo Grande.

Nesse mesmo dia, em 2005, ele protestava contra a instalação de usinas de álcool no Pantanal e ateou fogo ao próprio corpo. Em sua homenagem, uma lei estadual criou o Dia Estadual do Ambientalista, comemorado no dia 13 de novembro.

Em 2013, o deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT-MS) propôs a criação do Dia Nacional do Pantanal, em lembrança a Santos. Porém, o projeto encontra-se arquivado na Câmara dos Deputados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue