Menu
Busca quinta, 24 de setembro de 2020

Governo Federal reconhece situação de emergência no Estado e kits começam a chegar

Governo Federal reconhece situação de emergência no Estado e kits começam a chegar

18 dezembro 2015 - 09h45Por Notícias MS
O Governo Federal reconheceu situação de emergência em 14 municípios de Mato Grosso do Sul, conforme portaria publicada nesta quinta-feira (17), no Diário Oficial da União. Com esse reconhecimento, o Governo do Estado irá solicitar à Defesa Civil Nacional o repasse de recursos aos municípios, ficando o órgão responsável por avaliar o envio ou não da verba.

Os kits emergências de limpeza, higiene, dormitório e colchão já começaram a chegar à Capital e serão distribuídos entre as famílias atingidas pela chuva. Já são mais de 67 mil pessoas afetadas na região sul do Estado.

Agora, com o reconhecimento federal, o Governo do Estado vai elaborar uma nova documentação requerendo verba específica para o restabelecimento dos serviços essenciais e reconstrução de pontes e dutos.

“Através do PDR (Plano Detalhado de Resposta) solicitamos verba para os serviços essenciais, e essa documentação já será encaminhada na próxima semana. Ainda enviaremos outro documento, o Plano de Trabalho, que visa à reconstrução de pontes e dutos”, explicou o coordenador adjunto da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), tenente-coronel Adriano Rampazo.

De acordo com Rampazo, o valor necessário para as ações de socorro e assistência à população atingida pela chuva será informado no Plano Detalhado de Resposta. “O montante de R$ 115,4 milhões, informado anteriormente no pedido de reconhecimento federal, era uma estimativa. Agora, iremos repassar o valor fechado. Se houver o repasse, o Governo do Estado receberá a verba e executará as obras nos municípios”, disse o coronel.

Kits Emergênciais

Os kits solicitados à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) começaram a chegar à Capital. Nesta quinta-feira pela manhã, a equipe da Defesa Civil Estadual descarregou a primeira remessa.

De Campo Grande, os itens serão destinados aos municípios em situação de emergência de acordo com a necessidade local. Ainda nessa semana outros carregamentos devem chegar. Ao todo serão entregues 1 mil kits de limpeza, 1 mil kits de higiene, 2,7 mil kits de colchão e 2,7 mil kits de dormitório.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PONTA PORÃ
Polícia Civil prende mulher que forjou o sequestro do próprio neto
JUSTIÇA
Réus condenados no Tribunal do Júri têm recurso negado
SAÚDE
Doações de órgãos caíram 40% com pandemia
MEIO AMBIENTE
Recém-criada, Sala de Crise do Pantanal, vai propor ações concretas de enfrentamento à seca