Menu
Busca sexta, 25 de setembro de 2020

MS tem 3 casos suspeitos de microcefalia, diz Ministério da Saúde

MS tem 3 casos suspeitos de microcefalia, diz Ministério da Saúde

30 dezembro 2015 - 09h00
Mato Grosso do Sul tem três casos suspeitos de microcefalia relacionados ao zika vírus notificados, conforme o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (29). Nenhum caso foi confirmado no estado em 2015.

A prefeitura de Corumbá, cidade no oeste do estado, investiga um caso suspeito de zika vírus. Uma criança de 8 anos apresentou os sintomas após viajar para a Paraíba. Já a Secretaria de Estado de Saúde (SES) não confirma nenhum caso.

Dados nacionais

Segundo o ministério, 2.975 casos suspeitos de microcefalia em recém-nascidos foram notificados. Além disso, 40 mortes suspeitas de microcefalia relacionada ao zika vírus são investigadas.

A principal hipótese discutida para o aumento de casos de microcefalia está relacionada a infecções por zika vírus, que foi identificado pela primeira vez no país em abril. O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a dengue e o chikungunya.

O que é

A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal. A malformação é diagnosticada quando o perímetro da cabeça é igual ou menor do que 32 cm – o esperado é que bebês nascidos após nove meses de gestação tenham pelo menos 34 cm. (G1)

Deixe seu Comentário

Leia Também

BR 267
Polícia Militar intercepta e apreende duas caminhonetes que seriam utilizadas pelo crime organizado na região de fronteira
ECONOMIA
Pedidos de seguro-desemprego caem 9,3% na primeira metade de setembro
PONTA PORÃ
Polícia Civil prende mulher que forjou o sequestro do próprio neto
JUSTIÇA
Réus condenados no Tribunal do Júri têm recurso negado