sexta, 26 de abril de 2024

Sistema Famasul discute com Governo, Fiems e Fecomércio a integração de dados

29 janeiro 2016 - 10h00
O Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS participou de uma reunião com a Semade (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico) e representantes da área econômica da Fiems (Federação das Indústrias) e Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) para discutir a possibilidade da criação de um banco de dados integrado.

O Sistema Famasul foi representado pela gestora do Departamento de Economia, Adriana Mascarenhas, que explica a finalidade do projeto.

“A proposta é integrar informações. Primeiramente, fazer um levantamento de todos os produtos econômicos de cada entidade e, assim, viabilizarmos o compartilhamento desses dados. Além de ser uma iniciativa que prioriza ações estratégicas para nosso Estado, entendemos que muitas ferramentas que uma instituição produz podem ajudar as demais, o que economiza, em muitos casos, tempo e mão de obra”, afirma Adriana.

A reunião aconteceu na sede da Semade, onde os representantes foram recepcionados pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, que apresentou as ferramentas e os indicadores econômicos catalogados, produzidos e divulgados pela pasta. Conforme o secretário, as informações abrangem tanto a cadeia produtiva quanto dados sociais.

Todos os representantes das federações que representam os setores econômicos de MS também apresentaram suas pesquisas, bancos de dados e compartilharam informações e sugestões para aprimorar o projeto e sua utilização conjunta, primordial para a tomada de decisões tanto do poder público quanto da iniciativa privada.

A economista Adriana Mascarenhas comentou a respeito dos informativos do Sistema Famasul, do trabalho de acompanhamento de safra, das produções e divulgações do VBP – Valor Bruto da Produção, do PIB, dos boletins e do acompanhamento de preço no mercado.

Além disso, a representante do Sistema Famasul sugeriu na reunião a criação de uma matriz de informações setores estratégicos, como o de florestas plantadas, bovinocultura de corte e de leite e cana-de-açúcar.

O grupo também avaliou a realização de coleta de dados da suinocultura, avicultura e turismo.

De acordo com Jaime Verruck, os dados são uma excelente fonte de pesquisa e de tomada de decisões para os mais diversos setores. “A troca de informações técnicas na área econômica é vital para a tomada correta de decisões, tanto no setor privado como na gestão pública. Queremos que nossos dados sejam fonte de consulta precisa”, explica.

Participaram do encontro os assessores econômicos Regiane Oliveira e Nilde Brum, da Fecomércio; Ezequiel Martins, da Fiems, e Eleandres Saldanha, coordenador do Banco de Dados e Estatística da Semade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue