quinta, 25 de abril de 2024
PONTA PORÃ

Vereadores aprovam pedido de esclarecimentos sobre a Taxa de Coleta de Lixo

15 fevereiro 2016 - 09h30
Durante a segunda sessão ordinária nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Daniel Valdez – Puka, juntamente com os demais vereadores, enviou ao Poder Executivo um requerimento solicitando informações, documentos e esclarecimentos relacionados à coleta de lixo no município.

Segundo Puka, este requerimento visa trazer informações detalhadas para a população, pois muito se comenta na cidade por conta do aumento na Taxa de Coleta de Lixo. Este mês, a conta veio muito alta para vários moradores. A taxa é cobrada junto à conta de água da Sanesul.

Dentre os pedidos, os vereadores solicitam um relatório da frequência da coleta nos bairros e distritos, contendo dia e horário da realização do serviço, andamento do processo de criação do aterro sanitário, relatório dos estudos realizados pelo Ibam, relacionados ao plano de saneamento básico no município e também informações sobre o percentual pago à Sanesul para que a empresa efetue a cobrança da referida taxa na conta de água.

Puka também disse que todos os vereadores encaminharão um ofício para que o Hospital Cassems adquira uma ambulância em caráter de urgência para atender os pacientes daquela unidade hospitalar. “Somente a ambulância cedida pelo Município não consegue suprir a demanda da nossa cidade. O hospital tem como adquirir este veículo, que tem como objetivo salvar vidas. Muitos pacientes precisam ser transferidos para outras unidades e a saúde não espera”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã.

De acordo com ele, a aquisição da ambulância vai atender àquilo que é de direito de todos os beneficiários da Cassems, ou seja, o direito de ter um veículo à disposição no momento de urgência, caracterizado pela necessidade de transferência para outra unidade hospitalar localizada dentro ou fora de Ponta Porã.

Os vereadores também discutiram e votaram a Emenda Modificativa nº 001/2016, à Lei Orgânica do Município que autoriza a regularização fundiária do Distrito de Nova Itamarati e o Projeto de Lei nº 64/2015 que “Dispõe sobre a isenção ao doador de sangue do pagamento de taxa em inscrição em concursos públicos do Município de Ponta Porã de autoria do vereador Marcelino Nunes de Oliveira.

Outra matéria apreciada pelos vereadores durante a sessão ordinária de quinta-feira, 11 de fevereiro, foi o pedido do prefeito Ludimar Novais para que possa se licenciar do cargo e receber a autorização para sair do país. O pedido, com validade para este mês, foi aprovado pela Câmara.
Para o presidente, a sessão marcou a total integração entre todos os vereadores uma vez que, por unanimidade, eles aprovaram o requerimento solicitando informações à Prefeitura a respeito da Taxa de Coleta de Lixo implementada no município. “Este tem sido, nos últimos dias, um assunto de grande repercussão junto à sociedade. E, trazido à nossa Casa, foi abordado com maturidade e, sobretudo, bastante discutido num debate marcado pelo respeito às regras da democracia. Quem ganha com isso é a população que terá, através da Câmara Municipal, respostas sobre este tema que tanto preocupa no atual momento. É desta forma que procuramos trabalhar e será assim até o final do nosso mandato”, assegurou Puka.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue