terça, 01 de julho de 2025

'Não é problema meu', afirma Gilmar Mendes

'Não é problema meu', afirma Gilmar Mendes

29 maio 2012 - 14h30
G1


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou na noite desta segunda-feira (28), em Manaus (AM), que não está preocupado com a repercussão do encontro que teve com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Isso não é problema meu." Ele disse ainda não entender os motivos que levaram Lula a negar as informações divulgadas na edição deste final de semana da revista "Veja". Segundo Mendes, Lula disse que o governo tinha domínio sobre a CPI do bicheiro Carlinhos Cachoeira e fez insinuações sobre o processo do 'mensalão'.

O ministro participou de um evento em Manaus promovido pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas, onde ministrou uma palestra e fez o lançamento do seu último livro, "Estado de Direito e Jurisdição Constitucional". Antes do evento, Mendes reafirmou que todo o conteúdo da reportagem é verdadeiro.
De acordo com a revista "Veja", Lula, Gilmar Mendes e o ex-ministro do STF, Nelson Jobim, se encontraram no dia 26 de abril. No encontro, segundo ele, o ex-presidente o ofereceu proteção na CPI, dando a entender que queria em troca o adiamento do julgamento do 'mensalão'.

Em nota, a assessoria de imprensa do ex-presidente disse que a versão sobre a conversa apresentada pela revista é "inverídica". De acordo com a nota, Lula afirmou estar "indignado" com as declarações .

O ministro disse que não entende os motivos que levaram Nelson Jobim e Lula a negarem as afirmações. Questionado sobre o fato de não tomar qualquer medida contra um possível pedido do ex-presidente, afirmou: "Não tenho porquê acionar a Justiça. Não procurei a revista. Só me causou estranheza o comentário feito pelo ex-presidente e eu comentei o caso com algumas pessoas".

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

Enem 2025: prazo para recurso de atendimento especial termina amanhã

Envio de documentos deve ser feito pela Página do Participante

GERAL

OMS: uma em cada seis pessoas no mundo é afetada pela solidão

Entre 17% e 21% dos jovens de 13 a 29 anos se sentem solitários

GERAL

Cerca de 11,4 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack

Pesquisa foi divulgada hoje pela Universidade Federal de São Paulo

ECONOMIA

Plano Safra vai reduzir preços dos alimentos, diz ministro

Programa prevê R$ 89 bilhões para crédito rural