Mato Grosso do Sul não tem mais casos suspeitos de gripe aviária em investigação. A confirmação veio neste domingo (25) após a exclusão da suspeita registrada no município de Jardim, envolvendo uma galinha doméstica. A informação consta no painel de monitoramento de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Na noite de sábado (24), outra suspeita, desta vez em Angélica, já havia sido descartada após análise conduzida pelo laboratório de referência do Mapa, localizado em Campinas (SP).
Segundo a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), cinco notificações foram feitas em 2024 no Estado — todas descartadas. No ano anterior, 28 casos foram investigados, com apenas uma confirmação da doença, no município de Bonito.
Para o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, o registro de suspeitas faz parte da rotina de monitoramento e mostra a eficiência do sistema de defesa sanitária estadual, além da confiança dos produtores em relatar ocorrências.
Apesar da situação controlada em Mato Grosso do Sul, outros estados do país ainda mantêm investigações em andamento, conforme atualização do painel do Mapa. A gripe aviária é uma doença altamente contagiosa que afeta aves e pode ter impactos graves na avicultura.