terça, 01 de julho de 2025

Para Correios, decisão da Justiça não impede corte de ponto

02 outubro 2011 - 12h14Por Agência Brasil
Os Correios (ECT) entendem que a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10º região, que proibiu o corte do ponto dos grevistas, não vale para todo o País. Por meio de nota, a estatal alega que a decisão vale apenas para o Distrito Federal e o Tocantins, as duas unidades da Federação que integram a 10ª região. Argumenta, ainda, que uma decisão de caráter nacional só pode sair do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A empresa também informa que não foi notificada de qualquer decisão judicial que impeça o desconto dos dias parados dos grevistas (em caráter nacional) e que, atualmente, há mais de 20 ações judiciais em diferentes estados com decisões divergentes sobre o desconto. "Nas localidades em que a decisão é desfavorável à empresa, a ECT está providenciando recurso para reverter a situação", diz trecho da nota.

De acordo com os Correios, no Rio de Janeiro e em São Paulo, cidades que reúnem o maior efetivo da empresa, o não pagamento dos dias parados está mantido por decisão judicial. "A decisão desse tribunal TRT da 10ª região não pode se sobrepor à de outros tribunais que tiveram decisões diferentes".

O argumento dos Correios é contestado pelo advogado da Federações Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect), Rodrigo Torelly. Ele defende que a decisão do desembargador Mário Macedo Caron, do TRT da 10ª região, é nacional, uma vez que a ação foi proposta pela federação em nome de toda a categoria, com a autorização dos 35 sindicatos filiados.

"Impetramos mandado de segurança em nome da federação, subsitutindo a categoria toda", disse o advogado, lembrando que a multa que o desembargador determinou para o caso de descumprimento da decisão é relativa à folha nacional de pagamentos dos Correios.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Cerca de 11,4 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack

Pesquisa foi divulgada hoje pela Universidade Federal de São Paulo

ECONOMIA

Plano Safra vai reduzir preços dos alimentos, diz ministro

Programa prevê R$ 89 bilhões para crédito rural

SAÚDE

Mudança na vacinação contra a meningite passa a valer a partir de hoje

GERAL

Corpo de Juliana Marins chega nesta terça-feira ao Brasil