terça, 01 de julho de 2025
PROTESTO

Auditores-Fiscais da Receita Federal mantêm operação padrão durante esta semana em unidades de MS

03 junho 2025 - 13h30Por Dourados News

Auditores-Fiscais da Receita Federal das unidades alfandegárias de Mundo Novo e Ponta Porã realizam operação padrão durante vários dias nesta semana, dando continuidade à mobilização da categoria, que já se arrasta desde o último trimestre de 2024.

Com a ação, a liberação de cargas de importação e exportação, que antes ocorria em poucas horas, passa a ser feita somente no dia seguinte. A medida não atinge mercadorias perecíveis nem produtos com normativos especiais, como medicamentos.

Os auditores-fiscais estão em greve desde novembro de 2024. Após um longo impasse, o governo federal retomou as negociações neste ano e apresentou uma proposta para recompor a defasagem da remuneração-base, que foi considerada insuficiente pela categoria e amplamente rejeitada em assembleia.

Para os auditores, a situação se agravou com a adoção de medidas que consideram retaliatórias, as resoluções 7 e 8 do Comitê Gestor do Programa de Produtividade da Receita Federal, que diminuíram o valor da remuneração variável.

Os intervenientes do comércio exterior Brasil–Paraguai vêm sentindo os efeitos da mobilização, que acaba por provocar a formação de filas nas rodovias e avenidas próximas às duas unidades alfandegárias.

Em Ponta Porã, por exemplo, o fluxo é de 150 caminhões-carga por dia passando pela aduana, que deixarão de ser liberados. A quantidade é semelhante à demanda de Mundo Novo, que também já informou aos interessados sobre o ritmo do fluxo de veículos, que seguirá com lentidão.

Na próxima semana, os auditores-fiscais das duas unidades, e de outras pelo país, já se organizam para fazer desembaraço zero de cargas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

Enem 2025: prazo para recurso de atendimento especial termina amanhã

Envio de documentos deve ser feito pela Página do Participante

GERAL

OMS: uma em cada seis pessoas no mundo é afetada pela solidão

Entre 17% e 21% dos jovens de 13 a 29 anos se sentem solitários

GERAL

Cerca de 11,4 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack

Pesquisa foi divulgada hoje pela Universidade Federal de São Paulo

ECONOMIA

Plano Safra vai reduzir preços dos alimentos, diz ministro

Programa prevê R$ 89 bilhões para crédito rural