sexta, 26 de abril de 2024

Brasil exporta medula óssea para transplante em paciente na Itália

02 agosto 2012 - 00h00
*Fonte: Isaude


A medula óssea coletada de um paciente no Ceará vai ser transplantada em um paciente da Itália. O procedimento, realizado pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) em parceria com o Hospital Universitário Walter Cantídio, é o primeiro transplante alogênico do estado.

O material foi coletado de um doador cearense localizado no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) na última semana. No Ceará, desde 2008 é realizado o transplante autólogo, aquele em que o paciente recebe células sadias da própria medula.

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável. O transplante pode ser autólogo, ou autogênico, quando a medula vem do próprio paciente. No transplante alogênico a medula vem de um doador. O transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical.

O Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome) é um sistema criado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) para registrar as informações de possíveis doadores de medula óssea. O sistema, que faz parte da rede internacional de registros de doadores, facilita as buscas de compatibilidade com receptores e reúne as informações de pessoas que se dispõem a ser um doador. Quando um receptor não possui um doador aparentado, é feita uma busca no Redome de cadastros que possam ser compatíveis, para que assim seja feita a doação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha

POLÍTICA

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

EDUCAÇÃO

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje