terça, 07 de maio de 2024

Brasil exporta medula óssea para transplante em paciente na Itália

02 agosto 2012 - 00h00
*Fonte: Isaude


A medula óssea coletada de um paciente no Ceará vai ser transplantada em um paciente da Itália. O procedimento, realizado pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) em parceria com o Hospital Universitário Walter Cantídio, é o primeiro transplante alogênico do estado.

O material foi coletado de um doador cearense localizado no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) na última semana. No Ceará, desde 2008 é realizado o transplante autólogo, aquele em que o paciente recebe células sadias da própria medula.

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável. O transplante pode ser autólogo, ou autogênico, quando a medula vem do próprio paciente. No transplante alogênico a medula vem de um doador. O transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical.

O Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome) é um sistema criado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) para registrar as informações de possíveis doadores de medula óssea. O sistema, que faz parte da rede internacional de registros de doadores, facilita as buscas de compatibilidade com receptores e reúne as informações de pessoas que se dispõem a ser um doador. Quando um receptor não possui um doador aparentado, é feita uma busca no Redome de cadastros que possam ser compatíveis, para que assim seja feita a doação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA

CCJ do Senado aprova novo seguro obrigatório para veículos

GERAL

Polícia investiga grupo que vendia peças adulteradas para a Petrobras

SAÚDE PÚBLICA

Covid registra novos casos e morte de idosa em MS

ECONOMIA

Lula quer contrapartida empresarial para negociar desoneração da folha