Menu
Busca segunda, 19 de outubro de 2020
MS

Fundação alerta produtores sobre ''Soja Louca'' em MS

Primeiro caso da doença foi identificado no ano passado, no Estado

19 julho 2016 - 12h00Por Fonte: correiodoestado
Produtores estão sendo orientados sobre a ''Soja Loca'', tipo de doença grave que pode destruir plantações e causar grandes prejuízos na agricultura do Mato Grosso do Sul.

De acordo com o site Sul News, alerta foi emitida recentemente pela Fundação Chapadão, tendo em vista que o primeiro caso no Estado foi identificado no ano passado, em Paraíso das Águas – antigo distrito de Costa Rica.

Os principais sintomas da doença são o enrugamento e formação de bolhas nas folhas, engrossamento das nervuras, deformações nas hastes, engrossamento dos nós, além de lesões, rachaduras, apodrecimento e redução do número de grãos.

Conforme alerta, é importante que produtores aprendam sobre a doença para evitar que ela se alastre pelo Estado. Caso observe algum sintoma, material deve ser coletado e encaminhar ao laboratório para identificação.

''SOJA LOUCA''

De acordo com a pesquisadora Doutora Luciany Favoreto, da Embrapa MG, a doença ''Soja Louca'' foi pesquisada durante 10 anos, período em que causou reduções na produtividade, principalmente em regiões quentes e chuvosas. Porém, somente em 2015 foi identificado o agente causador, o nematoide Aphelenchoides sp.

Luciany afirma que muito ainda tem que ser pesquisado a respeito dessa doença para se estabelecer as táticas de manejo, que até então são feitas com a desseca antecipada à semeadura da soja e controle de plantas invasoras.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COTAÇÃO
Dólar fecha abaixo de R$ 5,60 com recuperação da China e otimismo sobre vacina para Covid-19
ELDORADO
Polícia Militar apreende medicamentos contrabandeados
DOURADOS
Mais de 900 pacotes de cigarros contrabandeados foram apreendidos pelo DOF em residência
MUNDO NOVO
Polícia Militar recupera veículo roubado