domingo, 05 de maio de 2024
MS

Fundação alerta produtores sobre ''Soja Louca'' em MS

Primeiro caso da doença foi identificado no ano passado, no Estado

19 julho 2016 - 12h00Por Fonte: correiodoestado
Produtores estão sendo orientados sobre a ''Soja Loca'', tipo de doença grave que pode destruir plantações e causar grandes prejuízos na agricultura do Mato Grosso do Sul.

De acordo com o site Sul News, alerta foi emitida recentemente pela Fundação Chapadão, tendo em vista que o primeiro caso no Estado foi identificado no ano passado, em Paraíso das Águas – antigo distrito de Costa Rica.

Os principais sintomas da doença são o enrugamento e formação de bolhas nas folhas, engrossamento das nervuras, deformações nas hastes, engrossamento dos nós, além de lesões, rachaduras, apodrecimento e redução do número de grãos.

Conforme alerta, é importante que produtores aprendam sobre a doença para evitar que ela se alastre pelo Estado. Caso observe algum sintoma, material deve ser coletado e encaminhar ao laboratório para identificação.

''SOJA LOUCA''

De acordo com a pesquisadora Doutora Luciany Favoreto, da Embrapa MG, a doença ''Soja Louca'' foi pesquisada durante 10 anos, período em que causou reduções na produtividade, principalmente em regiões quentes e chuvosas. Porém, somente em 2015 foi identificado o agente causador, o nematoide Aphelenchoides sp.

Luciany afirma que muito ainda tem que ser pesquisado a respeito dessa doença para se estabelecer as táticas de manejo, que até então são feitas com a desseca antecipada à semeadura da soja e controle de plantas invasoras.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Festa da Linguiça de Maracaju fortalece cultura regional e beneficia a população

GERAL

Mega-sena acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 37 milhões

ESPORTES

TV Brasil transmite jogos da nona rodada do Brasileirão Feminino

GERAL

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo