sexta, 26 de abril de 2024
Aedes aegypti

Nove bairros têm alto índice de infestação do Aedes aegypti

Força-tarefa percorre locais para combater dengue, zika e chikungunya

23 janeiro 2016 - 08h31Por Fonte: correiodoestado
Considerados com altos índices de infestação do aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, os bairros Coronel Antonino, Mata do Jacinto, Autonomista, Noroeste, Guanandi, Lageado, Popular, Santa Mônica e Tarsila do Amaral foram alvos de força-tarefa da prefeitura.

Equipes de agentes de saúde percorrem os bairros para localizar focos do mosquito e orientar moradores a limparem. De acordo com o supervisor geral de endemias, Valmir Paredes, coordenador de uma das equipes com mais de 50 agentes de saúde no bairro coronel Antonio, diz que os agentes seguem vitoriando os imóveis e orientando os moradores para eliminar os focos do Aedes aegypti. “Nós fomos orientados para intensificar a Força Tarefa nos bairros onde foi constado o alto índice de infestação e criadouros do mosquito”.

O coordenador da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais da Sesau, Alcides Ferreira, reforça os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, sempre manter as tampadas as caixas, tonéis e barris de água, colocar o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada, não jogar lixo em terrenos baldios, se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

“Também é aconselhado não deixar a água da chuva acumular sobre a laje, encher os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda, limpar as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água, lavar com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana. Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana”, completa Alcides Ferreira.

Em Campo Grande foram notificados no mês de janeiro deste ano 2.385 casos de dengue, 330 de zikavirus e 60 notificações de chikungunya. Sendo que de dengue foram registradas duas mortes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

MATO GROSSO DO SUL

Prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil

GERAL

Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal