sábado, 12 de outubro de 2024
Aedes aegypti

Nove bairros têm alto índice de infestação do Aedes aegypti

Força-tarefa percorre locais para combater dengue, zika e chikungunya

23 janeiro 2016 - 08h31Por Fonte: correiodoestado
Considerados com altos índices de infestação do aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, os bairros Coronel Antonino, Mata do Jacinto, Autonomista, Noroeste, Guanandi, Lageado, Popular, Santa Mônica e Tarsila do Amaral foram alvos de força-tarefa da prefeitura.

Equipes de agentes de saúde percorrem os bairros para localizar focos do mosquito e orientar moradores a limparem. De acordo com o supervisor geral de endemias, Valmir Paredes, coordenador de uma das equipes com mais de 50 agentes de saúde no bairro coronel Antonio, diz que os agentes seguem vitoriando os imóveis e orientando os moradores para eliminar os focos do Aedes aegypti. “Nós fomos orientados para intensificar a Força Tarefa nos bairros onde foi constado o alto índice de infestação e criadouros do mosquito”.

O coordenador da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais da Sesau, Alcides Ferreira, reforça os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, sempre manter as tampadas as caixas, tonéis e barris de água, colocar o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada, não jogar lixo em terrenos baldios, se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

“Também é aconselhado não deixar a água da chuva acumular sobre a laje, encher os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda, limpar as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água, lavar com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana. Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana”, completa Alcides Ferreira.

Em Campo Grande foram notificados no mês de janeiro deste ano 2.385 casos de dengue, 330 de zikavirus e 60 notificações de chikungunya. Sendo que de dengue foram registradas duas mortes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

INTERNACIONAL

FAB envia quinto voo para resgatar brasileiros no Líbano

DOURADOS

Homem vai à polícia após ser ameaçado com machadinha

EDUCAÇÃO

Pedidos de isenção para vestibular da Uems segue até 15 de outubro

DIREITOS HUMANOS

Primeiro turno teve sete vítimas de violência política por dia