sexta, 26 de abril de 2024
Ponta Porã

Saúde desenvolve várias atividades como parte do “Novembro Azul”

Saúde desenvolve várias atividades como parte do “Novembro Azul”

28 novembro 2015 - 07h15Por Assessoria


A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo durante todo esse mês vários eventos como parte do movimento “Novembro Azul”, ações que visam alertar sobre a importância da prevenção de doenças que acometem os homens. No último dia 24, a ação ocorreu na Câmara Municipal, oportunidade que foram reunidos policiais e bombeiros.

De acordo com a coordenadora da Saúde do Homem em Ponta Porã, a enfermeira Elis Regina, o evento da Câmara Municipal ocorreu através de iniciativa da enfermeira Patrícia Oliveira, diretora do Hospital Regional, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e Coordenadoria da Saúde do Homem.

O evento contou com a presença dos agentes da Força Nacional de Segurança que estão atuando na região de fronteira, dos homens do Corpo de Bombeiros Militar e de policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar de Ponta Porã. “Foi um evento direcionado a esses homens sobre os cuidados que se deve ter com relação a saúde integral do homem”, destaca Elis Regina.

Durante a noite foram oferecidas aos participantes duas palestras abordando a saúde do homem, uma proferida pelo médico urologista Faisal Esgaib e outra pelo enfermeiro Alberto Wider, coordenador do Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) e mestre em saúde coletiva. “Nós destacamos nos eventos que a maior demonstração de coração de um homem é a prevenção”, disse a enfermeira Elis Regina.

A coordenadora disse que é preciso agradecer ao prefeito Ludimar Novais, a Secretaria Municipal de Saúde e à diretora do Hospital Regional, Patrícia de Oliveira, pelo trabalho que vem sendo desenvolvimento em Ponta Porã no sentido de fazer a prevenção de doenças. “Temos que agradecer aos profissionais como a Patrícia, o Alberto, Dr. Faisal, entre tantos outros, que estão sempre dispostos a compartilhar seus conhecimentos e somente dessa forma levando informações é que poderemos contribuir significativamente com a melhoria da nossa saúde básica”, destacou.

RURAL

Além de palestras nos postos de saúde, empresas e setores públicos na área urbana, Elis Regina destaca que o trabalho de prevenção também foi levado para a zona rural de Ponta Porã. “Precisamos e estamos levando orientações sobre a prevenção de doenças para essas famílias que residem mais distantes, na zona rural”, disse.

O trabalho até foi levado recentemente para o ESF do distrito de Cabeceira do Apa, para o ESF do distrito de Nova Itamarati, para o ESF CANAÃ e também para o ESF Geraldo Garcia. “Todas as equipes que trabalham na zona rural são formadas por pessoas muito dedicadas e comprometidas com a saúde de suas comunidades.
Mesmo diante de tantas dificuldades são elas que fazem acontecer e a Secretaria de Saúde e o prefeito Ludimar estão sempre apoiando essas ações”, ressaltou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue