terça, 16 de julho de 2024
Ponta Porã

Saúde desenvolve várias atividades como parte do “Novembro Azul”

Saúde desenvolve várias atividades como parte do “Novembro Azul”

28 novembro 2015 - 07h15Por Assessoria


A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo durante todo esse mês vários eventos como parte do movimento “Novembro Azul”, ações que visam alertar sobre a importância da prevenção de doenças que acometem os homens. No último dia 24, a ação ocorreu na Câmara Municipal, oportunidade que foram reunidos policiais e bombeiros.

De acordo com a coordenadora da Saúde do Homem em Ponta Porã, a enfermeira Elis Regina, o evento da Câmara Municipal ocorreu através de iniciativa da enfermeira Patrícia Oliveira, diretora do Hospital Regional, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e Coordenadoria da Saúde do Homem.

O evento contou com a presença dos agentes da Força Nacional de Segurança que estão atuando na região de fronteira, dos homens do Corpo de Bombeiros Militar e de policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar de Ponta Porã. “Foi um evento direcionado a esses homens sobre os cuidados que se deve ter com relação a saúde integral do homem”, destaca Elis Regina.

Durante a noite foram oferecidas aos participantes duas palestras abordando a saúde do homem, uma proferida pelo médico urologista Faisal Esgaib e outra pelo enfermeiro Alberto Wider, coordenador do Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) e mestre em saúde coletiva. “Nós destacamos nos eventos que a maior demonstração de coração de um homem é a prevenção”, disse a enfermeira Elis Regina.

A coordenadora disse que é preciso agradecer ao prefeito Ludimar Novais, a Secretaria Municipal de Saúde e à diretora do Hospital Regional, Patrícia de Oliveira, pelo trabalho que vem sendo desenvolvimento em Ponta Porã no sentido de fazer a prevenção de doenças. “Temos que agradecer aos profissionais como a Patrícia, o Alberto, Dr. Faisal, entre tantos outros, que estão sempre dispostos a compartilhar seus conhecimentos e somente dessa forma levando informações é que poderemos contribuir significativamente com a melhoria da nossa saúde básica”, destacou.

RURAL

Além de palestras nos postos de saúde, empresas e setores públicos na área urbana, Elis Regina destaca que o trabalho de prevenção também foi levado para a zona rural de Ponta Porã. “Precisamos e estamos levando orientações sobre a prevenção de doenças para essas famílias que residem mais distantes, na zona rural”, disse.

O trabalho até foi levado recentemente para o ESF do distrito de Cabeceira do Apa, para o ESF do distrito de Nova Itamarati, para o ESF CANAÃ e também para o ESF Geraldo Garcia. “Todas as equipes que trabalham na zona rural são formadas por pessoas muito dedicadas e comprometidas com a saúde de suas comunidades.
Mesmo diante de tantas dificuldades são elas que fazem acontecer e a Secretaria de Saúde e o prefeito Ludimar estão sempre apoiando essas ações”, ressaltou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MEIO AMBIENTE E ENERGIA

Comissão aprova proposta que determina o resgate de animais em situação de maus-tratos

GERAL

Indígena é baleado durante ocupação de fazenda em Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Pesquisa: 46% da população acham que país está melhor este ano

ECONOMIA

Junho registra desaceleração da inflação para todas as faixas de renda