sexta, 26 de abril de 2024
SAÚDE

Mães lutam pela liberação do uso de células tronco em casos de mielomeningocele

03 dezembro 2019 - 10h30Por Wender Carbonari/Dourados News

Grupos de mães em diversas cidades do Brasil estão se agrupando para pressionar as instituições para que sejam implementados políticas públicas de conscientização e garantias de tratamentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para o tratamento de mielomeningocele, que é uma malformação congênita da coluna vertebral da criança em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas.

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência chegou a ir até Brasília (DF), na sede do Ministério da Saúde, há algumas semanas, pedir a liberação da utilização das células troncos no Brasil para tratamentos das sequelas causadas por essa situação. 

Além disso, as mães exigiram que seja definida uma data para representar a discussão sobre o tratamento e a garantia da cirurgia intrauterina como direito de todas as mães diagnosticadas durante a gestação, evitando que o bebe desenvolva a hidrocefalia.  

Estas informações são de Rejane Teófilo, de 35 anos, moradora no estado do Ceará, e que tem uma filha, Laura Valentina Teófilo, de 2 anos e 6 meses sofre os efeitos desta doença.  

Rejane, representante da Comissão, contou ao Dourados News que descobriu a doença da filha ainda com quatro meses de gravidez.

Existe uma cirurgia que pode ser feita nesse período, mas, na época, não foi possível realizar. Rejane explica que a situação da filha atualmente é preocupante sendo necessário uma série de cuidados e medicamentos diários. 

O objetivo com a campanha destas mães que tem filhos com esta doença ainda pouco conhecida é sensibilizar as instituições para que implantem medidas necessárias para tratar as gestantes ainda durante a gravidez, além possibilitar que crianças que já possuem a doença possam ser tratadas com utilização de células tronco. 

O que é mielomeningocele?

A incidência de mielomeningocele no Brasil é de 1 em cada 1.000 nascidos vivos. Em países desenvolvidos, já não há registros dessa patologia.

Trata-se de uma malformação congênita da coluna vertebral da criança em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas. Acontece entre 18 e 21 dias de gestação. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue