quinta, 25 de abril de 2024

Na final, ídolos do Águia Negra se despedem do futebol

Na final, ídolos do Águia Negra se despedem do futebol

09 maio 2012 - 07h45Por Assessoria/Ec Águia Negra
A partida entre Águia Negra e Naviraiense nesta quarta-feira que vai definir o Campeonato Estadual do MS na temporada 2012 por si só já é histórica para o time de Rio Brilhante que busca seu segundo título. Mas a despedida do futebol profissional de dois jogadores do atual elenco mexe ainda mais com a torcida rubro-negra, que os tem como ídolos . O volante e capitão Sidiclei e o goleiro Cícero fazem a última competição como jogadores profissionais e, após o apito final do árbitro Luiz Aparecido da Silva, seguem novos rumos. O jogo final do Estadual acontece no Estádio Ninho da Águia com transmissão pela TV Morena para todo o Estado.

Titular nas duas últimas temporadas, Sidiclei, 39 anos, já tinha a decisão de encerrar a carreira como jogador após o termino do campeonato quando assinou o vínculo para 2012. O destino do atleta vem sendo traçado há alguns anos, quando retornou do futebol japonês, onde construiu uma trajetória vitoriosa de 13 anos. A ideia é trocar os gramados pelo banco e iniciar um trabalho com treinador, primeiro pelas categorias de base no Japão. “Ainda não se vou logo após o campeonato ou em 2013, mas está hora de trocar de lugar”, disse no começo do ano.

A possibilidade de disputar duas competições nacionais em 2013 porém, mexe com a cabeça do jogador. O Águia Negra já está classificado para a Copa do Brasil e, se for campeão, disputa também a Série D do Campeonato Brasileiro, o que poderia atrasar a aposentadoria em mais um ano. “É uma possibilidade, mas remota. Após o campeonato devo resolver essa volta ao Japão como técnico. Se não acontecer, podemos conversar à respeito com a diretoria do Águia Negra. Até porque Rio Brilhante é uma cidade que acolheu a mim e minha família muito bem”, afirmou.

Paranaense de Cascavel, Sidiclei despontou no futebol na cidade natal de onde saiu para o Matsubara de Cambará, depois para o Atlético-PR e, logo em seguida, foi jogar no futebol japonês. Em 13 anos, defendeu as equipes do Yamagata, Kyoto, Oita, Vissel Cobe e Gambá Osaka. Voltou em 2009 para defender o Marcílio Dias-SC e voltou ao Cascavel em 2011, de onde saiu para jogar no Águia Negra.
Único dono

Aos 32 anos, o goleiro Cícero poderia seguir o exemplo de Sidiclei e continuar no futebol profissional por mais alguns anos, mas a dupla jornada exercida pelo atleta impede a continuidade. Mecânico de colhedora de cana e funcionário da Usina ETH na unidade de Santa Luzia em Nova Alvorada do Sul, Cícero dorme em média três horas diárias para cumprir a jornada de trabalho à noite e os treinos durante o dia. “O corpo está sentindo, já não dá mais”, afirmou.

Natural de Coronel Sapucaia e morador de Rio Brilhante desde os 11 anos de idade, a história de Cícero no Águia Negra, seu único clube como jogador profissional, começou em 2001, ainda na Série B. Com o título daquele ano, disputou a primeira divisão em 2002, mas a carreira teve um hiato nos dois anos seguintes. “Na época já trabalhava e não teve como conciliar as duas atividades, então o futebol ficou de lado”. A volta foi em 2005 e daí em diante sempre esteve no elenco do clube.

Títular até 2010, foram mais de 100 jogos com a camisa do Águia Negra. Nos últimos dois anos, tem passado sua experiência aos goleiros Fanini, 24 anos, titular em 2011 e no início deste ano, e Edmar, 21 anos, atual dono da camisa 1. “O Cícero é um referência não apenas para os goleiros, mas para todo o grupo de um jogador com postura profissional, compromisso e sentimento pelo clube e com certeza vai ficar marcado na história do Águia Negra”, disse o técnico Cláudio Roberto.

Além do título na Série B em 2001, Cícero esteve presente na maior conquista do clube, o Campeonato Estadual em 2007. Além disso, defendeu o time na Série C do Campeonato Brasileiro de 2007 e na Copa do Brasil de 2008 quando o Águia enfrentou o Paranavaí, então campeão paranaense. Em Rio Brilhante o jogo terminou 3 a 3 e na volta, o clube paranaense ficou com a vaga ao vencer por 4 a 3.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue