quinta, 25 de abril de 2024

Agrião pode neutralizar efeitos nocivos dos radicais livres durante exercícios

Agrião pode neutralizar efeitos nocivos dos radicais livres durante exercícios físicos

27 abril 2012 - 16h50
G1


Você acredita que frequentar a academia todos os dias só trará benefícios para a sua saúde? Apesar dos bons motivos, a prática de atividades físicas estimula a liberação de radicais livres no organismo, que têm relação com desenvolvimento do diabetes, câncer e envelhecimento precoce. A boa notícia é que os efeitos podem ser neutralizados. De acordo com cientistas da Edinburgh Napier University, na Inglaterra, consumir menos de 100g de agrião antes do treino minimiza o impacto negativo dos radicais livres.

Agrião deve ser consumido antes da prática de exercícios
Os exercícios afastam o risco de obesidade, diminuem a pressão arterial e as taxas de colesterol, além de proteger as artérias e o coração. Junto com estes benefícios, eles também elevam a produção de radicais livres, moléculas nocivas ao organismo. Para neutralizar seus efeitos é preciso consumir antioxidantes, presentes em frutas, legumes e verduras – e é aqui que entra o poderoso agrião. De acordo com os cientistas, quando esse vegetal é ingerido antes da prática de exercícios físicos, é capaz de varrer os radicais livres, neutralizando os efeitos tóxicos sobre órgãos e tecidos do corpo.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores recolheram amostras de sangue de dez homens jovens e saudáveis. Durante oito semanas, voluntários ingeriram 85g diárias de agrião, antes de praticar caminhada e corrida na esteira. Outros praticaram exercícios sem consumir a verdura. Após esse período, o sangue dos homens foi novamente testado. Os resultados mostraram danos visíveis ao DNA dos homens que não comeram agrião.

Brócolis e couve-flor também combatem os radicais livres
Publicado no “British Journal of Nutrition”, o estudo pode animar até quem não é fã da verdura, já que uma pequena porção é capaz de neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livres. Os cientistas lembram que couve-flor, brócolis e repolho fazem parte da mesma família do agrião, que possui até dez vezes mais componentes benéficos para a saúde do que qualquer outra fruta ou vegetal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue