quinta, 25 de abril de 2024

Atividades promovidas pelo Projeto GIAPA serão iniciadas no município de Bela Vista.

Atividades promovidas pelo Projeto GIAPA serão iniciadas no município de Bela Vista.

03 maio 2012 - 15h38
Divulgação (TP)

O Projeto GIAPA- Gestão Integrada do Rio Apa, responsável pela realização de ações de preservação dos recursos ambientais predominantes na Bacia do Rio Apa, envolvendo municípios brasileiros e paraguaios, definiu o cronograma da capacitação e treinamento de combate a incêndio florestal.


O primeiro município a ser beneficiado pela capacitação é Bela Vista nos dias 17 e 18 de maio. Depois a capacitação será feita em Porto Murtinho (dias 24 e 25 de maio). Nos dias 31 de maio e 1 de junho, o treinamento será feito na Cabeceira do Apa, município de Ponta Porã. E, nos dias 14 e 15 de junho, no município de Caracol.

O treinamento, que será realizado pela Brigada de Incêndios do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, irá proporcionar a capacitação das pessoas que deverão auxiliar os profissionais que atuam em ações de combate e prevenção aos incêndios florestais, comuns na região de fronteira.

Por conta de chegada do período de seca, aumenta o risco de incêndios florestais que provocam muitos danos à natureza e prejuízos aos produtores rurais, além de transtornos e problemas de saúde aos moradores das cidades e das áreas rurais.

Desta forma, o Projeto GIAPA, estará oferecendo a oportunidade para que os próprios moradores possam se capacitar para agirem em casos de combate a incêndios.

Estas atividades serão coordenadas e executadas pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã, Prefeitura Municipal de Antônio João, Prefeitura Municipal de Bela Vista, Prefeitura Municipal de Caracol, Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, Grupo Pró-Apa e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.

Está prevista a realização de 4 (quatro) oficinas nos municípios de Ponta Porã, Antonio João, Bela Vista, Caracol e Porto Murtinho, localidades definidas como pontos de risco.

O GIAPA já providenciou os equipamentos de controle de incêndios florestais que formarão parte do equipamento do Centro de Interpretação da Bacia/Cabeceira do Apa, Prefeitura de Bela Vista/Sindicato Rural, Prefeitura Municipal de Caracol/Sindicato Rural, Prefeitura Municipal de Porto Murtinho/Corpo de Bombeiros de Porto Murtinho.

O GIAPA é um projeto coordenado pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã (Brasil), e tem como parceiros a Gobernación do Departamento de Amambay (Paraguai) e ONGD Paz y Desarrollo (Espanha), co-financiado pela União Européia.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue