sexta, 26 de abril de 2024

Atividades promovidas pelo Projeto GIAPA serão iniciadas no município de Bela Vista.

Atividades promovidas pelo Projeto GIAPA serão iniciadas no município de Bela Vista.

03 maio 2012 - 15h38
Divulgação (TP)

O Projeto GIAPA- Gestão Integrada do Rio Apa, responsável pela realização de ações de preservação dos recursos ambientais predominantes na Bacia do Rio Apa, envolvendo municípios brasileiros e paraguaios, definiu o cronograma da capacitação e treinamento de combate a incêndio florestal.


O primeiro município a ser beneficiado pela capacitação é Bela Vista nos dias 17 e 18 de maio. Depois a capacitação será feita em Porto Murtinho (dias 24 e 25 de maio). Nos dias 31 de maio e 1 de junho, o treinamento será feito na Cabeceira do Apa, município de Ponta Porã. E, nos dias 14 e 15 de junho, no município de Caracol.

O treinamento, que será realizado pela Brigada de Incêndios do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, irá proporcionar a capacitação das pessoas que deverão auxiliar os profissionais que atuam em ações de combate e prevenção aos incêndios florestais, comuns na região de fronteira.

Por conta de chegada do período de seca, aumenta o risco de incêndios florestais que provocam muitos danos à natureza e prejuízos aos produtores rurais, além de transtornos e problemas de saúde aos moradores das cidades e das áreas rurais.

Desta forma, o Projeto GIAPA, estará oferecendo a oportunidade para que os próprios moradores possam se capacitar para agirem em casos de combate a incêndios.

Estas atividades serão coordenadas e executadas pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã, Prefeitura Municipal de Antônio João, Prefeitura Municipal de Bela Vista, Prefeitura Municipal de Caracol, Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, Grupo Pró-Apa e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.

Está prevista a realização de 4 (quatro) oficinas nos municípios de Ponta Porã, Antonio João, Bela Vista, Caracol e Porto Murtinho, localidades definidas como pontos de risco.

O GIAPA já providenciou os equipamentos de controle de incêndios florestais que formarão parte do equipamento do Centro de Interpretação da Bacia/Cabeceira do Apa, Prefeitura de Bela Vista/Sindicato Rural, Prefeitura Municipal de Caracol/Sindicato Rural, Prefeitura Municipal de Porto Murtinho/Corpo de Bombeiros de Porto Murtinho.

O GIAPA é um projeto coordenado pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã (Brasil), e tem como parceiros a Gobernación do Departamento de Amambay (Paraguai) e ONGD Paz y Desarrollo (Espanha), co-financiado pela União Européia.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha