sexta, 26 de abril de 2024
MÚSICA, GUERRA E REVOLUÇÃO

Documentário desvenda cenário musical durante a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa

09 outubro 2019 - 11h15Por Dourados News

Nesta quarta-feira, 9, às 20h (MS), estreia o documentário “Música, Guerra e Revolução” (“Music, War and Revolution”) com exclusividade no Film & Arts (648 da Claro TV e 648 da NET).

Dividida em três episódios, que serão transmitidos dias 9, 16 e 23 de outubro, sempre no mesmo horário, a série inicia mostrando como o mundo musical foi afetado em 1914, quando irrompeu a Primeira Grande Guerra Mundial. Muitos artistas foram mobilizados para o conflito, como soldados na frente de batalha quer ou compositores de hinos e música patriótica.

O segundo capítulo redescobre os compositores russos amplamente exilados e esquecidos do início do século XX, que jogaram com o futurismo, escreveram o primeiro acorde de doze tons da história musical ou inventaram o pioneiro instrumento musical eletrônico.

Enquanto os dois primeiros episódios são dedicados aos envolvimentos esperançosos e consequentemente trágicos entre a arte e a política de que tantos artistas foram vítimas durante a Primeira Guerra Mundial e a Revolução de Outubro, o derradeiro episódio embarca em uma busca dos aspectos políticos da música, combinando exemplos históricos com o presente.

Já a última parte de “Música, Guerra e Revolução” aborda diversos pontos de vista dos momentos políticos da música, dialogando com artistas de renome, como os diretores de orquestra Valery Gergiev e Daniel Barenboim, a pianista venezuelana Gabriela Montero e a violoncelista germano-britânica Anita Lasker-Wallfisch, uma das últimas sobreviventes da Orquestra de Mulheres de Auschwitz.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue