sexta, 26 de abril de 2024

Senai vai capacitar quem sacar seguro-desemprego pela 3ª vez em 10 anos

24 abril 2012 - 09h31Por Assessoria
O Senai de Mato Grosso do Sul vai destinar 778 vagas em 35 cursos distribuídos por 11 municípios do Estado para capacitar trabalhadores que solicitarem o seguro-desemprego a partir da 3ª vez, dentro de um período de 10 anos. A medida está no Decreto nº 7.721, publicado dia 16 de abril no Diário Oficial da União (DOU), que obriga esses profissionais a participarem de cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, para receberem o benefício e será cumprida por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Conforme informações da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), o total de 778 vagas está distribuído da seguinte forma: 173 vagas em 10 cursos oferecidos em Campo Grande, 40 vagas em 3 cursos em Sidrolândia, 58 vagas em 4 cursos em Corumbá, 197 vagas em 11 cursos em Dourados, 30 vagas em 2 cursos em Deodápolis, 126 vagas em 5 cursos em Nova Alvorada do Sul, 58 vagas em 9 cursos em Naviraí, 35 em 6 cursos em Nova Andradina, 45 vagas em 2 cursos em Rio Verde, 16 vagas em 1 curso em Sonora e 45 vagas em 3 cursos em Três Lagoas.

Segundo o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, a iniciativa vem sendo discutida desde o início do mandando da presidente Dilma Rousseff e será colocado em prática assim que for regulamentado. “O Pronatec é mais uma modalidade com a finalidade de promover a qualificação profissional. Dessa vez, vai beneficiar aquele trabalhador que é reincidente do seguro-desemprego”, destacou.

Ele acrescenta que, além do Senai, outras entidades vão oferecer demais cursos, como por exemplo, o Senac e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), todos no âmbito do Pronatec. “O Senai disponibiliza uma grande diversidade de cursos, incluindo os segmentos do vestuário e têxtil, de mecânica de automóveis, da construção civil, de alimentos, de marcenaria e de mineração. O objetivo da Bolsa Formação Trabalhador é garantir a rápida inserção do desempregado dentro do mercado de trabalho”, disse.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue