quinta, 25 de abril de 2024

UFGD participa da campanha de enfrentamento da violência contra a mulher

UFGD participa da campanha de enfrentamento da violência contra a mulher

17 novembro 2011 - 10h27Por Assessoria
A Campanha “16 dias de Ativismo pelo Enfrentamento da Violência contra a Mulher” propõe em 2011 o tema “Da paz no lar, até a paz no mundo: a violência e seus impactos na vida das mulheres” com atividades em todo Brasil.

Dourados participa da mobilização por meio de ações de diversas entidades, movimentos e instituições, entre elas a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), que foram organizadas pela Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher da Prefeitura de Dourados para compor um calendário geral.

A primeira atividade é hoje, 16 de novembro, às 19h, com palestra no curso de Pedagogia (1º ano) da UFGD, sob responsabilidade da Coordenaria da Mulher. Outro evento da campanha na universidade é o “Abraço na UFGD: Universidade e sociedade unidas contra violência de gênero”, que será realizado às 21h de 23 de novembro, pelas alunas do curso de Pedagogia.

O ato de abertura acontecerá no dia 19 de novembro, sábado, às 08h na Praça Antônio João e no dia 25 de novembro, às 19h, com uma mesa de conversação, na Câmara de Vereadores, cujo tema será “Lei Maria da Penha – responsabilidades, atribuições e competências”.

A campanha 16 dias de ativismo é realizada em 159 países, cujo objetivo é mobilizar a população para o enfrentamento da violência contra as mulheres e disseminar informações buscando soluções para a situação de violência a que estão expostas as mulheres de todo o mundo, de diferentes raças, idades e classes sociais.

Programação

DATA – HORÁRIO - ATIVIDADES

16/11 - 19h - Palestra no curso de pedagogia (1º ano) da UFGD. Responsável: Coordenaria da mulher

17/11 - Formação continuada com técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social. Responsável: SEMAS

Palestra para os beneficiários do Vale renda – Local: POLEM do João Paulo II.

19/11 - 08h - ABERTURA OFICIAL DA CAMPANHA: ATO PÚBLICO NA PRAÇA ANTONIO JOÃO.

19h - Palestra na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Realização: MPM.

20/11 - 07h30 - Palestra na Paróquia Santa Teresinha. Realização: MPM.

19h - Palestra na Comunidade São Francisco. Realização: MPM.

19h30 - CELEBRAÇÃO AFRO: Comunidade Sagrado Coração de Maria/ Rua Major Capilé, 7209 – Jd. Santa Maria. Realização Grupo Afro-Axé.

23/11 - 21h- ABRAÇO NA UFGD: UNIVERSIDADE E SOCIEDADE UNIDAS CONTRA A VIOLÊNCIA DE GÊNERO. Realização: Alunas do Curso de Pedagogia

25/11 - 8h - COMEMORAÇÃO DOS 10 ANOS DO CENTRO DE ATENDIMENTO A MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLENCIA “VIVA MULHER” – Realização: Secretaria Municipal de Assistência Social.

19h - MESA DE CONVERSAÇÃO: “LEI MARIA DA PENHA: RESPONSBILIDADES, ATIBUIÇÕES E COMPETENCIAS” Realização: Coordenadoria da Mulher.

26/11 - 10h - DEBATE: “MULHER E MIDIA”. Realização: SINDICATO DOS JORNALISTAS E MARCHA MUNDIAL DE MULHERES.

27/11 - 11h - Almoço na Associação Quilombola (Picadinha).

01/12 - 08h - DIA MUNDIAL DE COMBATE A AIDS: PRAÇA ANTONIO JOÃO - orientação e distribuição de Kits, laço vermelho e teste de HIV. Realização: Secretaria Municipal de Saúde.

06/12 - 07h30 - DIA DO LAÇO BRANCO: Campanha organizada pelos homens para o enfrentamento da violência contra a Mulher –e CAPACITAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO NOS PROJETOS PROERD E SIGA ALERTA. Realização: 3º BPM

09/12 - 19h - TEATRO DE FANTOCHES. Local: Praça Antônio João. Realização: Guarda Municipal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue