sexta, 26 de abril de 2024
CINEMA

Com “Bacurau”, Kléber Mendonça Filho não quer fazer filme de arte

11 setembro 2019 - 13h00Por IG Gente

Kléber Mendonça Filho está tendo um mês agitado. Na verdade, o diretor tem tido anos agitados. Depois do barulho de “Aquarius”, que ganhou estreia com protestos em Cannes e polêmica ao não ser selecionado para representar o Brasil no Oscar, ele mergulhou de cabeça em sua produção seguinte, “Bacurau”. 

O novo filme traz diversas mudanças: a primeira é a co-direção com Juliano Dornelles , amigo e colaborador de longa data de Kléber. A segunda é que “ Bacurau ” sai do Recife, cenário costumeiro dos filmes do diretor, e vai para o sertão do Cariri, no Ceará. De semelhanças, traz a característica do inconformismo e imprevisibilidade. “Eu acho que é de extrema importância, pra mim como espectador, sentir que estou em outro território, que eu seja surpreendido pelo filme”, diz Kléber. E é exatamente isso que ele busca em sua filmografia, incluindo “Bacurau”.

A proposta do longa é incomodar. Kléber e Juliano brincam com a ideia de familiaridade e desconforto em todos os aspectos. Ao sair da fórmula clássica de fazer cinema, eles tentam surpreender o espectador, ao mesmo tempo em que criam situações - e até mesmo imagens que trazem conforto e familiaridade. 


“O mercado está tentando fechar uma fórmula matemática para o sucesso e ao fazer isso todos os tique, trejeitos se tornam muito previsíveis – da história ao som”, comenta Kléber. Mas, se sair da “fórmula” gera reações inesperadas para o público, também deixa o filme com ares de “cinema de arte”. Embora não deteste a alcunha, Kléber também não vê seus filmes como filmes de arte. “É só uma maneira boba de definir alguma coisa e muito simplista. ‘Aquarius’ é muito popular, mas ficou nessa caixinha”, explica. 

Para ele, um filme considerado artístico e com valor artístico também pode ser popular, como “Tubarão”, sucesso de bilheteria em 1975 ou “A Doce Vida”, de 1960. 

Ele acredita que, depois da retomada do cinema nacional pós-Ditadura, nos anos 1990, essa divisão entre filme popular e filme de autor ficou ainda maior: “o cinema autoral é aquele que ninguém vai ver e é muito bom, e o que todo mundo vai ver é muito ruim”, diz, citando “Central do Brasil” como um dos poucos que quebra essa regra. Kléber acredita que é possível desfazer esses estereótipos, e “Bacurau” tenta fazer isso. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue